Olhar do Porco

Clubes

Nacionais

escudo do atlético mineiroescudo do botafogoescudo do corinthiansescudo do cruzeiroescudo do flamengoescudo do fluminenseescudo do gremioescudo do internacionalescudo do palmeirasescudo do santosescudo do sao pauloescudo do vasco
logo whatsapplogo instagramlogo facebooklogo twitterlogo youtubelogo tiktok

Dudu, Felipe Melo, Deyverson: Verdão tem líderes em estatísticas no BR

Vice-líder do primeiro turno do Brasileiro, Palmeiras tem jogadores liderando sete quesitos diferentes; Dudu aparece em três deles, e marcas de Felipe Melo e Deyverson são negativas

Dudu é quem mais sofreu falta e deu assistência e cruzamento no Brasileiro (Guilherme Rodrigues/My Photo Press)
Escrito por

O Palmeiras terminou o primeiro turno do Campeonato Brasileiro com a segunda melhor campanha, acumulando 39 pontos em 57 possíveis, três pontos atrás do Flamengo. Mas o clube tem cinco jogadores liderando sete quesitos diferentes, de acordo com o Footstats. Nem todos positivos.

Grande destaque do título do ano passado, Dudu aparece como recordista em três estatísticas: assistências, cruzamentos e faltas recebidas. Os laterais Marcos Rocha e Diogo Barbosa ainda são recordistas em desarmes na atual edição. Já Felipe Melo é quem mais recebeu cartões, enquanto Deyverson, mesmo com menos espaço, tem mais impedimentos do que qualquer outro.

O LANCE! detalha dados de cada um dos líderes no Footstats deste Brasileiro:

DUDU: LÍDER EM ASSISTÊNCIAS, CRUZAMENTOS E FALTAS SOFRIDAS

Dados apontam Dudu como destaque do time (Cesar Greco/Palmeiras)

Os números ressaltam a importância que o jogador eleito o craque do último Campeonato Brasileiro mantém no Palmeiras. Líder em assistências no torneio no ano passado, com 14 passes para gol, Dudu já soma sete neste ano - é o destaque no quesito também no clube, na temporada, com 13. E o número poderia ser maior com a ajuda dos companheiros: o camisa 7 também lidera em assistências para finalização: 34.

Em seus 18 jogos no Nacional de 2019, o atacante ainda foi o recordista em cruzamentos: 143, sendo 36 certos e 107 errados, com uma média de 7,9 tentativas por partida e um índice de 25,2% de correção - em outras palavras, Dudu cruza oito vezes por jogo e acerta dois deles. Além disso, ninguém sofreu mais faltas do que ele no Brasileiro: 72, uma média de quatro por atuação.

MARCOS ROCHA: LÍDER EM DESARMES

Ninguém tem tanto desarme como Marcos Rocha (Agência Palmeiras)

Ninguém tentou roubar a bola de um adversário tanto quanto o lateral-direito do Palmeiras neste Campeonato Brasileiro. Marcos Rocha acumula 63 desarmes em suas 17 atuações. Na média, são 3,7 tentativas por jogo, com índice de correção de 81%: são 51 acertos e 12 erros no quesito.

DIOGO BARBOSA: LÍDER EM DESARMES CERTOS

Diogo Barbosa: quem mais desarma certo (Lucas Merçon/Fluminense)

Se Marcos Rocha é quem mais tenta desarmar, Diogo Barbosa tem mais acerto: 56, cinco acima do lateral-direito do Palmeiras, que, no quesito, só o supera no total de tentativas. Com um jogo a menos em relação ao colega do Palmeiras (16 contra 17), o canhoto fica à frente também em média de tentativas (3,8). Diogo errou apenas cinco desarmes em todo o Brasileiro, configurando um índice de acerto de 91,8%. Em média, são 3,5 desarmes certos por partida.

FELIPE MELO: LÍDER EM CARTÕES RECEBIDOS

Volante levou mais cartões (Marco Galvão/Fotoarena/Lancepress!)

Felipe Melo acumula oito cartões amarelos e um vermelho em 13 atuações no Brasileiro. Os números são exatamente iguais ao do meio-campista Allan, do Fluminense, mas a liderança nada agradável no quesito é do camisa 30 do Palmeiras pela média, já que o jogador do clube carioca atuou uma vez menos. O veterano do Verdão só não levou cartão em quatro vezes que entrou em campo: nas vitórias por 4 a 0 sobre Fortaleza, 2 a 0 diante do Avaí e 3 a 0 contra o Fluminense, todas no Allianz Parque, e na derrota por 3 a 0 para o Flamengo, no Maracanã. A expulsão ocorreu no 2 a 2 diante do Bahia, no Allianz.

DEYVERSON: LÍDER EM IMPEDIMENTOS

Deyverson ficou impedido 13 vezes em 12 partidas (Luis Moura/WPP)

Deyverson não atuou nas cinco últimas rodadas do Campeonato Brasileiro, mas, ainda assim, ostenta uma marca nada positiva, ainda mais para um centroavante: ninguém ficou mais impedido do que ele. Foram 12 marcações de posicionamento irregular em 13 jogos na competição - em média, quase uma por partida, ou exatamente 0,9.