Olhar do Porco

Clubes

Nacionais

escudo do atlético mineiroescudo do botafogoescudo do corinthiansescudo do cruzeiroescudo do flamengoescudo do fluminenseescudo do gremioescudo do internacionalescudo do palmeirasescudo do santosescudo do sao pauloescudo do vasco
logo whatsapplogo instagramlogo facebooklogo twitterlogo youtubelogo tiktok

Palmeiras defende título da Copa do Brasil e busca campanha histórica

Líder do Brasileiro, Palmeiras faz uma pausa no campeonato e começa a disputar o torneio que ganhou em 2015. Ninguém levou dois títulos seguidos da Copa desde a sua criação<br>

(Foto: César Greco)
Escrito por

Líder do Brasileiro, o Palmeiras nesta quarta-feira tem outra preocupação: começar a defesa de seu título da Copa do Brasil. Às 19h30, o time recebe no Allianz Parque o Botafogo-PB, pela partida de ida das oitavas de final. Embora o foco esteja na conquista do campeonato nacional, o Verdão ainda trata a Copa com a mesma importância. O bicampeonato pode fazer o clube viver uma temporada histórica em 2016.

Desde o início da disputa da Copa do Brasil, em 1989, nunca houve um mesmo campeão em duas edições seguidas. Tri da competição, o Palmeiras conquistou esta taça em 1998, 2012 e em 2015. Um novo título fará o Verdão ser um dos maiores vencedores, junto dos já tetracampeões Grêmio e Cruzeiro.

A outra marca almejada também tem relação com a Raposa: desde a tríplice coroa em 2003 nenhum time levou a Copa e o Brasileiro no mesmo ano. Na época, a primeira competição acabava em junho, e aquele Nacional foi o primeiro de pontos corridos.

Cuca havia dito que dependeria das análises clínicas do elenco para saber se pouparia alguém. Se os titulares não apresentassem cansaço, jogariam, o que deve acontecer. Ainda assim, o elenco farto é um trunfo para, ao menos por enquanto, o Palmeiras não abrir mão de nenhuma das competições. Só que o retrospecto mostra a dificuldade que o time terá para conseguir as duas taças em dezembro.

Nas oitavas, o Verdão enfrentará um adversário que tem outras preferências também – o Botafogo-PB está empenhado em subir à Série B. Além disso, faz a primeira partida do confronto em casa. Ou seja, a meta é abrir vantagem nesta noite no Allianz Parque e depois aproveitar os sete dias de intervalo para recuperar o grupo antes do Choque-Rei, o próximo compromisso no Brasileiro.

Cuca relacionou força máxima e a tendência é de que mantenha a equipe principal como titular, incluindo a volta de Cleiton Xavier no meio de campo. Dependendo de como for a partida desta quarta, aí sim o técnico pode poupar jogadores para a viagem à Paraíba, onde os times fazem o jogo da volta, no dia 21 de setembro.

Por que acreditar?

Elenco: 
O número de atletas disponíveis é um fator que pode fazer o Verdão montar outro time além do titular com bons nomes, como: Edu Dracena, Gabriel, Arouca, Allione, Barrios, que se recupera de uma lesão, e Rafael Marques.

Momento: Melhor mandante do Brasileiro, melhor visitante... O Palmeiras retomou o bom futebol depois de um fase instável no Nacional. O Verdão vem de uma atuação segura contra o Fluminense, em Brasília, e ainda tem a seu favor o Allianz Parque. Na sua arena, o time tem mostrado muita força – perdeu uma vez só com Cuca.

Por que é difícil?

Raridade: Normalmente, times que disputam até o fim o título brasileiro e da Copa do Brasil acabam abrindo mão de algo no fim. Em 2014, o Cruzeiro chegou à decisão da Copa contra o Atlético-MG enquanto liderava o Brasileiro. A Raposa não conseguiu poupar em nenhuma das competições no fim e perdeu as duas finais para o Galo. Ao menos, levou o Brasileirão.

Cabeça: O discurso no Palmeiras é claro: vencer o Brasileiro ainda é a meta. Ou seja, se tiver de escolher por um dos torneios no fim do ano, será o Nacional. Esta é a maior chance para o Verdão encerrar o jejum de 22 anos sem o título brasileiro.