Olhar do Porco

Clubes

Nacionais

escudo do atlético mineiroescudo do botafogoescudo do corinthiansescudo do cruzeiroescudo do flamengoescudo do fluminenseescudo do gremioescudo do internacionalescudo do palmeirasescudo do santosescudo do sao pauloescudo do vasco
logo whatsapplogo instagramlogo facebooklogo twitterlogo youtubelogo tiktok

Cumprindo discurso de ‘juntar títulos’, Abel Ferreira completa 6 meses no Palmeiras

Comandante português foi apresentado oficialmente em 4 de novembro de 2020 e, desde então, conquistou a Copa do Brasil e a Libertadores<br>

Abel Ferreira é campeão da Libertadores pelo Palmeiras (Foto: Cesar Greco/Palmeiras)<br>
Escrito por

Há exatos 6 meses, no dia 4 de novembro de 2020, Abel Ferreira era apresentado oficialmente no Palmeiras e concedia sua primeira entrevista coletiva como técnico alviverde. Em seu discurso, o treinador afirmava que, com o clube, desejava ‘juntar títulos na carreira‘, e conseguiu: mesmo com pouco tempo de trabalho, conquistou a Libertadores e a Copa do Brasil.


>> Saída de Gilberto no BBB repercute no mundo do futebol; veja os memes

Este feito garantiu a Abel o posto de único técnico do Verdão no século XXI que conquistou dois títulos na mesma temporada. Além disso, apenas ele e Vanderlei Luxemburgo foram campeões mais de uma vez no ano de estreia pelo clube. Não obstante, o português se tornou o primeiro treinador estrangeiro desde Filpo Nuñez, em 1965, a erguer um troféu comandando o Alviverde Imponente. O argentino, à época, conquistou o Rio-São Paulo e o Torneio Internacional IV Centenário do Rio de Janeiro.

Fora as duas taças, os números gerais de Abel Ferreira no Palmeiras também evidenciam a solidez do trabalho. Ao todo, em sua passagem, acumula 58% de aproveitamento com 51 jogos, 25 vitórias, 14 empates, 12 derrotas, 79 gols marcados e 40 gols sofridos.

A força de toda a comissão técnica também se mostrou presente durante estes 6 meses. Em oito das 51 partidas, devido à Covid-19 ou por suspensões, Abel não pôde estar com a equipe. Desta forma, o time ficou nas mãos dos auxiliares João Martins e Vitor Castanheira, que conseguiram ‘manter o trem nos trilhos’ e nunca foram derrotados. Com João foram 7 jogos, 3 vitórias, 4 empates, 13 gols marcados e 5 gols sofridos. Já Castanheira liderou o Verdão no empate por 2 a 2 contra o Ceará, pela volta das quartas de final da Copa do Brasil 2020, carimbando a classificação às semifinais.

Da esquerda para a direita: o analista de desempenho Tiago Costa, o auxiliar técnico Carlos Martinho, o preparador físico João Martins e o auxiliar técnico Vitor Castanheira (Foto: Cesar Greco/Palmeiras)

Em busca de pavimentar o caminho para mais uma conquista, Abel Ferreira comanda o Palmeiras nesta terça-feira (4), pela terceira rodada da fase de grupos da Libertadores 2021, diante do Defensa y Justicia, no Estádio “Tito” Tomaghello, em Buenos Aires. Com duas vitórias nos dois primeiros jogos, o Alviverde lidera o grupo A da competição, com 6 pontos.