Olhar do Porco

Clubes

Nacionais

escudo do atlético mineiroescudo do botafogoescudo do corinthiansescudo do cruzeiroescudo do flamengoescudo do fluminenseescudo do gremioescudo do internacionalescudo do palmeirasescudo do santosescudo do sao pauloescudo do vasco
logo whatsapplogo instagramlogo facebooklogo twitterlogo youtubelogo tiktok

Cuca diz que entrada imediata de árbitro de vídeo será ‘uma lambança’

Após erro a favor do Corinthians, CBF decidiu implementar a tecnologia já na próxima rodada do Campeonato Brasileiro, e o técnico do Verdão se mostra preocupado com a decisão

FOTO: Sociedade Esportiva Palmeiras
Escrito por

Cuca mostrou-se preocupado com a decisão da CBF de colocar o árbitro de vídeo na próxima rodada do Campeonato Brasileiro. Além de questionar a mudança de regra no decorrer da competição, o técnico do Palmeiras considera que a preparação para usar a tecnologia ainda não é a ideal. O presidente Maurício Galiotte e Fernando Prass também mostraram-se reticentes com a decisão.

- Vai ser a maior lambança, porque não estão preparados. Eu posso pedir? O meu capitão pode pedir? Só o juiz? Quantos pedidos? E qual o critério? Um árbitro de vídeo entrar faltando 15 rodadas por que teve um erro crasso na última? Espera para o ano que vem. Como vai fazer algo que não tem regra. E o tempo? Pode jogador pressionar o árbitro nessa hora ou vai dar cartão? Qual a regra? Tem tudo para ser uma lambança ainda pior. Vamos torcer para esclarecer as regras, porque cada um quer o que é seu de direito. O árbitro de vídeo vai ter só no jogo grande, da TV, ou no pequeno também, que é tão importante quanto. Isto custa caro, mas precisa ter nos 10 jogos, senão... - pontuou Cuca, depois da vitória do Verdão sobre o Coritiba.

O uso imediato do árbitro de vídeo foi uma imposição do presidente da CBF, Marco Polo Del Nero, motivado pelo gol irregular marcado por Jô, na vitória do Corinthians sobre o Vasco, no domingo. A comissão de arbitragem agora corre contra o tempo para deixar toda a estrutura preparada a tempo do início da 25ª rodada, neste fim de semana. O presidente do Palmeiras, Maurício Galiotte, concorda com a tecnologia, mas diz que seria melhor se tivesse sido usada desde o início.

Sérgio Corrêa, que vinha acompanhando em nome da CBF o desenvolvimento do árbitro de vídeo, está no Paraguai acompanhando o treinamento da Conmebol para usar o sistema na Libertadores. Mas já foi avisado: terá que voltar ao Brasil imediatamente para contribuir no processo. Resta saber se o tiro não irá sair pela culatra, já que os árbitros não foram treinados ainda. Três dos árbitros considerados de elite do Brasil estão no Paraguai para o curso: Sandro Meira Ricci, Wilton Pereira Sampaio e Anderson Daronco.

- Não sei em que ponto está o treinamento dos árbitros, porque não é uma situação fácil. Pode ter muita confusão se o juiz vê uma falta ou um impedimento, apita antes, a jogada não se concretiza, aí vai ver no vídeo... É complicado. tem que ser uma coisa muito bem combinada, coordenada. Tenho minhas dúvidas por ser assim de uma hora para outra, não sei se os árbitros receberam treinamento. No começo, a tendência é que dê um pouco de confusão - explicou o goleiro Fernando Prass, que apesar da crítica à forma como está sendo implementado, é favorável a este avanço.

- Quase que já passou do tempo. O futebol, às vezes, fica muito tempo em uma inércia. É um esporte que muitas vezes demora a acompanhar a evolução das coisas. Se você tem condição de criar uma situação que dará mais justiça para o jogo, tem que se ter. Acho improvável que tenha em alguns jogos e, em outros, não. Pena que, depois de primeiro turno inteiro e alguns jogos do segundo, vão fazer isso. O campeonato já teve muitos erros de arbitragem que poderiam ser evitados. Precisou de um lance capital, em jogo importantíssimo para que a decisão fosse tomada - completou.