Olhar do Porco

Clubes

Nacionais

escudo do atlético mineiroescudo do botafogoescudo do corinthiansescudo do cruzeiroescudo do flamengoescudo do fluminenseescudo do gremioescudo do internacionalescudo do palmeirasescudo do santosescudo do sao pauloescudo do vasco
logo whatsapplogo instagramlogo facebooklogo twitterlogo youtubelogo tiktok

Com show de Veiga, Palmeiras bate o Barcelona e vira vice-líder em seu grupo na Libertadores

Verdão bateu os equatorianos por 2 a 0 com gols de Veiga e Gustavo Gómez para respirar com tranquilidade na competição

Raphael Veiga fez o primeiro gol do Palmeiras na vitória sobre o Barcelona-EQU (Foto: Marcos Pin/ AFP)
Escrito por

O Palmeiras venceu o Barcelona-EQU por 2 a 0, nesta quarta-feira, em Guayaquil, no Equador, depois de um pequeno jejum de vitórias fora de casa na Libertadores. O placar foi construído com um gol de Raphael Veiga, de pênalti, e de Gustavo Gómez. Com o resultado, o Alviverde sobe para a segunda posição do Grupo C da competição, atrás apenas do Bolívar-BOL, que goleou o Cerro Porteño.

+ Veja tabela e classificação da Libertadores-2023 clicando aqui

Verdão enfrenta gramado e adversário, se adapta e consegue controlar o jogo

Além do Barcelona, que se mostrou um time duro e bastante competitivo, o Palmeiras se deparou com um gramado bastante desafiador, que impedia que a bola corresse, um tipo de jogo que a equipe de Abel Ferreira gosta. Por essas e outras, os palmeirenses demoraram um pouco para entrar na partida e levaram alguns sustos dos equatorianos. Com o passar do tempo, o Alviverde conseguiu tomar conta do duelo, apesar de ter levado amarelos e perdido Murilo precocemente com um problema no ombro. Luan entrou em seu lugar.

Série de gols perdidos tem início, mas Verdão abre o placar no fim do primeiro tempo

Como tem sido corriqueiro nos últimos jogos, o Palmeiras cria um volume considerável de chances no ataque, mas desperdiça em alta quantidade. Rony, por exemplo, teve duas boas oportunidades, mas acabou não tomando a decisão correta, assim como Mayke. O "Rústico", porém, não deixa de contribuir e, após receber passe em profundidade de Veiga, foi derrubado na área pelo goleiro Mendoza. Pênalti para o Alviverde, que Veiga bateu para abrir o placar e ir para o intervalo em vantagem em um duelo bem complicado.

Palmeiras amplia na volta do intervalo, mas corre riscos desnecessários

Não demorou muito para o Verdão fazer valer ainda mais a sua superioridade. Logo no primeiro minuto do segundo tempo, Rony conseguiu um escanteio que Raphael Veiga cobrou, a bola desviou em Gaibor, do Barcelona, e sobrou para Gustavo Gómez, sozinho no meio da área, completar para o gol. 2 a 0 Alviverde. Com a vantagem no placar, o time de Abel Ferreira recuou demais, passou a errar passes, ter displicência nas jogadas e permitiu aos equatorianos assustarem. Riscos desnecessários pensando na diferença técnica das duas equipes.

Verdão continua muito atrás, mas administra e leva a vitória

Mesmo com Abel Ferreira fazendo todas as alterações possíveis, a postura do Palmeiras não mudou. Com muitos passes errados, tomadas de decisão equivocadas e sem conseguir encaixar um contra-ataque, o Alviverde viu o Barcelona dominar a posse de bola durante quase todo o segundo tempo. Embora as chances dos equatorianos tenham sido escassas, o time visitante praticamente não jogou. No entanto, mesmo assim, os palmeirenses administraram o resultado e alcançaram a manutenção do 2 a 0.

E agora?

Com a vitória, o Palmeiras vai a seis pontos no Grupo C e passa a ser vice-líder da chave, atrás apenas do Bolívar-BOL, que tem vantagem no saldo de gols. Na próxima rodada da Libertadores, o Verdão vai até Assunção, no Paraguai, onde enfrenta o Cerro Porteño, no dia 25 deste mês, às 21h. Antes disso, neste domingo (7), o Alviverde pega o Goiás, fora de casa, às 18h30, pelo Brasileirão.

FICHA TÉCNICA
BARCELONA-EQU 0 x 2 PALMEIRAS

Local: Monumental Banco Pichincha, em Guayaquil (EQU)
Data-Hora: 3/5/2023 - 21h30 (de Brasília)
Árbitro: Andres Rojas (COL)
Assistentes: Sebastian Vela (COL) e Jhon Gallego (COL)
VAR: Leonard Mosquera (COL)
Público: Não disponíveis
Cartões amarelos: Carlos Rodríguez e Pineida (BAR) Raphael Veiga, Luan e Rony (PAL)
Cartões vermelhos: -
Gols: Raphael Veiga (48'/1ºT) (0-1), Gustavo Gómez (1'/2ºT) (0-2)

BARCELONA_EQU: Mendoza; Velasco (Portocarrero, aos 27'/2ºT), Carlos Rodríguez, Luca Sosa e Pineida; Gaibor, Leonai Souza, Ortíz (Adonis Preciado, no intervalo) e Damián Díaz (Cortez, aos 27'/2ºT); Corozo (Fydriszewski, aos 16'/2ºT) e Agustín Rodríguez (Bauman, aos 16'/2ºT). Técnico: Fabián Bustos.

PALMEIRAS: Weverton; Mayke, Gustavo Gómez, Murilo (Luan, aos 28'/1ºT) e Piquerez; Zé Rafael, Gabriel Menino e Raphael Veiga (Richard Ríos, aos 26'/2ºT); Artur (Garcia, aos 34'/2ºT), Dudu (Breno Lopes, aos 26'/2ºT) e Rony (Rafael Navarro, aos 34'/2ºT). Técnico: Abel Ferreira.