Olhar do Porco

Clubes

Nacionais

escudo do atlético mineiroescudo do botafogoescudo do corinthiansescudo do cruzeiroescudo do flamengoescudo do fluminenseescudo do gremioescudo do internacionalescudo do palmeirasescudo do santosescudo do sao pauloescudo do vasco
logo whatsapplogo instagramlogo facebooklogo twitterlogo youtubelogo tiktok

A cinco dias da estreia no Brasileiro, Palmeiras aguarda resposta da Globo

As reuniões mais recentes envolvendo dirigentes do clube e responsáveis pela emissora apontaram um acordo mais perto para transmissão, e o Verdão espera posicionamento<br>

O Palmeiras de Maurício Galiotte fez suas exigências e aguarda a resposta da Globo (Agência Palmeiras/Divulgação)
Escrito por

Em cinco dias, o Palmeiras estreará no Campeonato Brasileiro, no domingo, às 19h, no Allianz Parque, contra o Fortaleza. Por enquanto, somente a TNT, do grupo Turner, do Esporte Interativo, exibirá a partida. E a chance de algum canal do Grupo Globo fazer a transmissão depende, exatamente, de uma resposta da emissora carioca.

Pela primeira vez, é possível enxergar com mais clareza algum otimismo pelo desfecho positivo da negociação que se arrasta há meses. Na semana passada, uma reunião entre o Verdão e representantes da Globo deixou uma sensação de acordo mais próximo. O clube formalizou uma proposta, com tudo que exige, e aguarda uma resposta da televisão.

A Globo não deu nenhuma previsão de resposta ao Palmeiras. Existe a possibilidade de uma definição somente na próxima semana, já que a emissora, teoricamente, não lucraria tanto com a venda de pay-per-view do jogo de domingo, pois ela já está garantida na televisão por assinatura. Ao mesmo tempo, pelo horário (19h), também não entraria na televisão aberta.

Mas o que deixou a sensação positiva da conversa da semana passada foi a definição de conceitos e ideias comuns para os dois lados. O Verdão encomendou estudos desde o começo da discussão de uma renovação e bate o pé com números que apontam o valor de sua marca e, inclusive, o retorno de sua audiência, já que foi campeão brasileiro em 2016 e 2018 e vice em 2017. Por isso, acredita que merece receber mais pelos seus direitos de transmissão.

Ter o Verdão fora da TV aberta ou do seu sistema de pay-per-view afeta diretamente os planos da própria Globo no Campeonato Brasileiro. Sem acordo com o Palmeiras, a emissora não poderia transmitir nenhuma partida envolvendo o time, comprometendo a possibilidade de exibir partidas decisivas ou clássicos.

O impasse deixa cinco partidas sem transmissão das nove que serão disputadas até a parada do Brasileiro por conta da América, em junho. Ainda não estão garantidos na televisão, aberta ou fechada, os jogos contra CSA, no dia 1º, em Alagoas, diante do Atlético-MG, no dia 12, em Belo Horizonte, ante o Botafogo, em 25 de maio, em Brasília (DF), contra a Chapecoense, em 2 de junho, em Santa Catarina, e diante do Avaí, em 13 de junho, no Allianz Parque.

Por enquanto, o grupo do Esporte Interativo, que tem canais da TV fechada, é o único que tem as partidas do Verdão garantidas nas próximas seis edições do Brasileiro. Pelo acordo com o Esporte Interativo, o Palmeiras recebeu R$ 100 milhões para fechar este acordo - metade paga no fim do mandato de Paulo Nobre, e outra metade no início da primeira gestão de Maurício Galiotte, em 2017, como revelou o LANCE! na ocasião.

Desta forma, somente partidas contra equipes que também fizeram acordo com o grupo do Esporte Interativo serão transmitidas. Por isso, a TNT exibirá os jogos diante de Fortaleza, no domingo, contra Inter, no dia 4, e o clássico ante o Santos, no dia 18, e diante do Athletico-PR, em 8 de junho. Todos compromissos marcados para o Allianz Parque.