Olhar do Porco

Clubes

Nacionais

escudo do atlético mineiroescudo do botafogoescudo do corinthiansescudo do cruzeiroescudo do flamengoescudo do fluminenseescudo do gremioescudo do internacionalescudo do palmeirasescudo do santosescudo do sao pauloescudo do vasco
logo whatsapplogo instagramlogo facebooklogo twitterlogo youtubelogo tiktok

Barrios marca, mas Verdão segue sem vencer a Ponte Preta no Allianz

Paraguaio entrou no intervalo e abriu o placar de cabeça, mas pênalti nos minutos finais proporcionou que a Macaca chegasse ao empate no amistoso deste domingo

(Foto: Daniel Vorley/AGIF)
Escrito por

Mesmo jogando com um a mais por quase todo o segundo tempo, não foi neste domingo que o Palmeiras conseguiu vencer a Ponte Preta no Allianz Parque pela primeira vez. Com um gol de Lucas Barrios, que ameaça ressurgir após uma temporada de altos e baixos em 2016, o time de Eduardo Baptista vencia até os 44 minutos do segundo tempo. O empate veio de um pênalti cometido por Rafael Marques e convertido por Ramon: 1 a 1.

Foi o quarto jogo entre Palmeiras e Ponte na nova arena. Agora são dois empates (2 a 2 no Brasileirão de 2016 e o deste domingo) e duas derrotas alviverdes (ambas por 1 a 0, no Paulista e no Brasileirão de 2015).

Eduardo Baptista vai em busca de sua primeira vitória no novo clube no domingo que vem, data da estreia no Paulistão, contra o Botafogo-SP, novamente no Allianz Parque. Nos amistosos de pré-temporada, foram dois empates - ficou no 2 a 2 com a Chapecoense semana passada. A Macaca estreia no Estadual contra a Ferroviária, domingo, em casa.


Se dependesse do volume de jogo, o Palmeiras teria vencido neste domingo. Com um time bem próximo do que vai começar o Campeonato Paulista como titular, o time dominou amplamente as ações desde o início do primeiro tempo, mas foi para o intervalo sem marcar gol.

Mesmo assim, o estreante Willian mostrou que será forte concorrente pela vaga de centroavante e participou das duas jogadas de maior perigo da equipe, sempre se movimentando em diagonal do meio para a esquerda e saindo na cara do gol.

Na primeira ocasião, o camisa 29 aproveitou um arremesso lateral que Dudu cobrou rapidamente, tocou na saída de Aranha e errou por centímetros. Também foi Dudu quem o serviu na segunda oportunidade, com uma ótima enfiada no meio da defesa. Willian foi solidário e rolou para Tchê Tchê finalizar, sem goleiro, e acertar a trave. Na sobra, Róger Guedes ainda exigiu grande defesa de Aranha e Raphael Veiga carimbou o travessão.

O clima amistoso foi indo embora com o passar do tempo. Sem força para assustar Fernando Prass - exceto por algumas jogadas de Pottker -, a Ponte muitas vezes apelou para as faltas. O ex-palmeirense João Vitor deu duas entradas em Tchê Tchê, uma em cada tempo, e foi expulso aos oito minutos da etapa final.

Eduardo Baptista decidiu modificar a equipe aos poucos no segundo tempo. Voltou do intervalo com Barrios no lugar de Willian e Vitinho na vaga de Raphael Veiga. Pouco depois, tirou Felipe Melo e promoveu a estreia de Michel Bastos. O 4-1-4-1 se manteve, com Tchê Tchê à frente da zaga.

O domínio continuou sendo verde, e as atenções se voltaram para Lucas Barrios. O paraguaio, que terminou o ano passado em baixa e busca uma espécie de recomeço no Palestra Itália, movimentou-se bem no pivô e recebeu bolas que todo atacante deseja para finalizar, mas o gol teimava em não sair. Aos 20 minutos, o cruzamento rasteiro de Michel Bastos o encontrou praticamente embaixo da trave, mas a conclusão foi para fora.

A torcida ameaçou chiar depois que uma bola perdida por ele no ataque resultou em contra-ataque da Ponte Preta e por pouco não terminou em gol de Ravanelli, mas o camisa 8 persistiu. Aos 29 minutos, ele aproveitou um cruzamento de Zé Roberto, cabeceou firme e enfim se encontrou com as redes.

Com a vantagem no placar e no número de jogadores, o Palmeiras foi trocando todos os jogadores e pouco era ameaçado quando o árbitro viu um toque de mão de Rafael Marques dentro da área e apitou o pênalti que Ramon converteu.

FICHA TÉCNICA
PALMEIRAS 1 X 1 PONTE PRETA

Local: Allianz Parque, em São Paulo (SP)
Data/Hora: 29 de janeiro de 2017, às 17h
Árbitro: Vinicius Gonçalves Dias de Araújo (SP)
Assistentes: Rogério Pablos Zanardo e Alex Ang Ribeiro
Renda/ público: R$ 795.982,50/ 15.878 pagantes
Cartões amarelos: João Vitor, Wendel, Matheus Jesus e Jadson (PON); Vitinho (PAL)
Cartão vermelho: João Vitor (PON)

GOLS: Barrios, aos 29'/2T (1-0); Ramon, aos 44'/2T (1-1)

PALMEIRAS: Fernando Prass (Jailson, aos 37'/2T); Jean (Fabiano, aos 23'/2T), Edu Dracena (Thiago Martins, aos 37/2T), Vitor Hugo e Zé Roberto (Egídio, aos 34'/2T); Felipe Melo (Michel Bastos, aos 12'/2T), Róger Guedes (Erik, aos 30'/2T), Tchê Tchê (Thiago Santos, aos 32'/2T), Raphael Veiga (Vitinho, intervalo) e Dudu (Rafael Marques, aos 30'/2T); Willian (Barrios, intervalo). Técnico: Eduardo Baptista.

PONTE PRETA: Aranha; Nino Paraíba (Emerson, aos 22'/2T), Fábio Ferreira (Reinaldo, aos 22'/2T), Kadu (Marlon, aos 22'/2T) e João Vitor; Jeferson (Fábio Braga, aos 22/2T), Clayson (Naldo, aos 10'/2T), Wendel (Ravanelli, intervalo (Erick Sales, aos 37'/2T)), William Pottker (Ramon, aos 19/2T) Matheus Jesus (Jadson, aos 14'/2T) e Lucca (Lins, aos 21'/2T). Técnico: Felipe Moreira.