Olhar do Porco

Clubes

Nacionais

escudo do atlético mineiroescudo do botafogoescudo do corinthiansescudo do cruzeiroescudo do flamengoescudo do fluminenseescudo do gremioescudo do internacionalescudo do palmeirasescudo do santosescudo do sao pauloescudo do vasco
logo whatsapplogo instagramlogo facebooklogo twitterlogo youtubelogo tiktok

Há 23 anos, Palmeiras estreava projeto para conquistar Libertadores

Clube goleou o Fluminense por 4 a 1 na estreia de Luiz Felipe Scolari e Alex, dois personagens que, em 99, ajudariam rumo ao título mais importante do alviverde

Alex e Felipão estrearam juntos, em jogos oficiais, no dia 5 de julho de 97 (Site Oficial do Palmeiras)
Escrito por

O dia 5 de julho de 1997 teria uma grande importância para o Palmeiras e seus objetivos nos anos seguintes, mas, na vitória por 4 a 1 sobre o Fluminense, no Palestra Itália naquela tarde, ainda não se sabia disso.

O alviverde estreava dois grandes nomes naquele primeiro jogo de Campeonato Brasileiro: o meia Alex e o técnico Luiz Felipe Scolari (em jogos oficiais), os quais, dois anos mais tarde, ajudariam (e muito) na conquista do maior título do clube: a Copa Libertadores de 1999. O treinador, aliás, não era uma aposta, mas uma certeza para a diretoria: em 95, havia conquistado o torneio continental comandando o Grêmio.

Dessa forma, há exatos 23 anos, o Palmeiras entrava em campo contra o Tricolor das Laranjeiras e goleava por 4 a 1, com gols de Edmílson (dois), Cris e Euller – foi o primeiro gol do Filho do Vento pelo alviverde, inclusive.

Essa nova era trouxe contratações pontuais para as disputas de títulos seguintes. Além de Alex e Euller, foram contratados também Júnior Tuchê, Neném e Amaral, com a saída de outros nomes, casos de Djalminha e Rincón. Naquele ano, porém, nada foi conquistado, ao contrário do que era esperado.

No entanto, com paciência, em 1998 os resultados começaram a aparecer em forma de títulos. O primeiro deles foi a Copa do Brasil, quando o clube derrotou o Cruzeiro na grande final. Na partida de ida, no Mineirão, a Raposa marcou 1 a 0, mas, na volta, Paulo Nunes e Oséas deixaram os seus e ajudaram na conquista da primeira taça da competição.

Em 1999, aquilo que começou a ser projetado em 5 de julho de 97, definitivamente deu seu principal fruto. A história todo palmeirense conhece: o clube passou da fase de grupos em segundo da chave 3, atrás do rival Corinthians; eliminou Vasco (oitavas), o próprio Corinthians (quartas), River Plate (semifinal) e, por fim, o Deportivo Cali, para conquistar o primeiro, e até agora único, título da Copa Libertadores de sua história.

Felipão também apostou em outro grande nome naquela época: o goleiro Marcos. Com lesão de Velloso, subiu à condição de arqueiro titular, a pedido do técnico, e foi determinante para a conquista, sendo eleito o melhor jogador do torneio. Além dos dois títulos, o Palmeiras conquistou com Felipão e Alex, nesta passagem, a Copa Mercosul (98) e o Torneio Rio-São Paulo (2000), fechando uma era vitoriosa do clube.