Olhar do Porco

Clubes

Nacionais

escudo do atlético mineiroescudo do botafogoescudo do corinthiansescudo do cruzeiroescudo do flamengoescudo do fluminenseescudo do gremioescudo do internacionalescudo do palmeirasescudo do santosescudo do sao pauloescudo do vasco
logo whatsapplogo instagramlogo facebooklogo twitterlogo youtubelogo tiktok

Palmeiras aguarda Mina nesta sexta e terá conversa sobre ida ao Barça

Verdão avisou ao Barcelona que não tem a intenção de vender o zagueiro agora, mas quer ouvir a opinião dele. Se o colombiano disser que quer ir, a negociação deve acontecer

Cesar Greco
Escrito por

O futuro de Yerry Mina começará a ser definido nesta sexta-feira, quando o zagueiro colombiano se apresenta ao Palmeiras para a pré-temporada. A diretoria espera a chegada dele para conversar sobre a possibilidade de transferência imediata para o Barcelona.

Mina e Borja foram autorizados pelo clube a se apresentarem com dois dias de atraso para o início dos trabalhos. O venezuelano Alejandro Guerra não conseguiu voltar ao Brasil por um problema no aeroporto e também é esperado nesta sexta.

Abaixo, o LANCE! responde às principais questões sobre a negociação envolvendo Mina e Barcelona.

- O Palmeiras é obrigado a liberar Mina para o Barcelona agora?
Não. O contrato do zagueiro com o Palmeiras dá preferência de compra ao clube espanhol, mas ela só começa a valer depois da Copa do Mundo de 2018. A partir do meio do ano, o Barcelona pode pagar 9 milhões (R$ 35 milhões) de euros e levá-lo a hora que quiser.

- O que o Barcelona precisa fazer, então, para levá-lo em janeiro?
Apresentar uma proposta que convença o Palmeiras. Os catalães já avisaram que estão dispostos a pagar mais do que os 9 milhões de euros para que o defensor se transfira agora. A diretoria do Verdão não confirma quanto foi oferecido, mas diz ter respondido que a intenção não é liberar Mina neste momento. 

- Se o Palmeiras não quer liberar Mina agora, por que o negócio ainda pode acontecer?
Porque o Palmeiras quer ouvir do jogador qual é a vontade dele. Se Mina disser que deseja ir para o Barcelona imediatamente, o clube aceitará abrir a negociação com os espanhóis.

- E qual é a vontade de Mina?

O zagueiro sempre se esquivou do assunto publicamente, mas o Palmeiras sabe que a ida para o Barcelona é um sonho dele e de Jair Mina, seu tio e representante. A vinda de Mina para o Brasil, aliás, só foi possível por causa da cláusula de preferência ao clube espanhol. Ele estava indo do Santa Fe (COL) para a Alemanha, mas mudou de ideia depois que um dirigente do Barça telefonou, a pedido de Alexandre Mattos, para explicar que o Verdão poderia ser um trampolim para a Espanha.

- O Palmeiras ficaria com todo o dinheiro da venda?
O ex-presidente Paulo Nobre pagou R$ 11,7 milhões para contratar Mina em 2016. Quando vender o jogador, precisa devolver este dinheiro com uma pequena correção. O lucro é do clube, que tem 80% dos direitos econômicos e deseja receber mais do que os 9 milhões de euros pré-estipulados para liberá-lo agora. Os outros 20% são do Santa Fe (COL).