Mais Esportes

Clubes

Nacionais

escudo do atlético mineiroescudo do botafogoescudo do corinthiansescudo do cruzeiroescudo do flamengoescudo do fluminenseescudo do gremioescudo do internacionalescudo do palmeirasescudo do santosescudo do sao pauloescudo do vasco
logo whatsapplogo instagramlogo facebooklogo twitterlogo youtubelogo tiktok

WSL: veja quem são os cinco surfistas classificados para a final da Championship Tour

Filipe Toledo e Ítalo Ferreira representam o Brasil na decisão, para manter a hegemonia

Filipe Toledo é um dos classificados para a decisão da Championship Tour (Foto: Divulgação/WSL)
Escrito por

Com os resultados da etapa de Teahupo'o, estão definidos os cinco classificados para a final da Championship Tour. Filipe Toledo e Ítalo Ferreira representam o Brasil na grande decisão em Trestles, e têm a companhia dos australianos Jack Robinson e Ethan Ewing, além do japonês Kanoa Igarashi. 

Pelo regulamento da World Surf League (WSL), os cinco melhores colocados ao longo das dez etapas do circuito se classificam para a final. Filipe Toledo, inclusive, foi o líder do ranking mundial com quase 55 mil pontos. Ítalo Ferreira, por sua vez, terminou na quarta posição. 

COMO FUNCIONA A FINAL

+ Caio Ibelli e Miguel Pupo vencem e se enfrentam na semifinal em Teahupo'o

Pela primeira vez na história da competição, a Championship Tour será disputada em uma finalíssima. Nas águas de Lower Trestles, na Califórnia, os cinco melhores do circuito mundial se enfrentarão pelo título. E o Brasil tenta manter a hegemonia na WSL. 

A final será dividida em quatro partidas. Na primeira, o quinto melhor colocado (Igarashi) enfrenta o quarto (Ítalo Ferreira) no mano a mano, em formato tradicional de bateria. O vencedor desta fase irá enfrentar Ethan Ewing, que terminou na terceira posição. 

Depois da segunda partida, o vencedor enfrentará o segundo colocado do ranking, Jack Robinson, nos mesmos moldes. No fim, quem sobreviver aos duelos terá a oportunidade de desafiar Filipe Toledo pelo título mundial 2022. 

+ WSL: Tatiana Weston-Webb garante vaga na final da Championship Tour

A finalíssima, no entanto, não terá o mesmo formato das três primeiras partidas. Ela será definida em uma série melhor de três, ou seja, o surfista que vencer duas baterias primeiro se sagra campeão da Championship Tour. 

HEGEMONIA DO BRASIL

Como mencionado, o Brasil tem vencido a Championship Tour nos últimos três anos. Desde 2014, inclusive, a Brazilian Storm venceu cinco títulos, com a sequência sendo interrompida apenas pelo havaiano John John Florence, em 2016 e 2017. 

+ Chefão da WSL explica posicionamento da liga após problemas com Gabriel Medina

Os surfistas começam a disputar o título em Trestles no dia 8 de setembro, e a finalíssima acontecerá no dia 16. A transmissão da etapa derradeira da temporada é dos Canais SporTV e do site oficial da WSL.