Mais Esportes

Clubes

Nacionais

escudo do atlético mineiroescudo do botafogoescudo do corinthiansescudo do cruzeiroescudo do flamengoescudo do fluminenseescudo do gremioescudo do internacionalescudo do palmeirasescudo do santosescudo do sao pauloescudo do vasco
logo whatsapplogo instagramlogo facebooklogo twitterlogo youtubelogo tiktok

Da Universíade ao Mundial: Bárbara e Debinha são exemplos dessa trilha

Duas das jogadoras que disputam a atual Copa do Mundo de futebol pelo Brasil, na França, já defenderam a Seleção na Olimpíada Universitária, cuja edição deste ano será na Itália

Bárbara e Debinha defenderam a Seleção na Universíade e hoje são colegas de Marta, Cristiane & cia. (Divulgação)
Escrito por

Segundo maior evento poliesportivo do mundo, atrás apenas dos Jogos Olímpicos, a 30ª edição da Universíade - a Olimpíada Universitária - acontecerá na cidade de Napoli, na Itália, de 3 a 14 de julho. São esperados cerca de 10 mil atletas universitários de mais de 128 países, que vão disputar 18 modalidades: atletismo, basquete, esgrima, futebol, ginástica artística, ginástica rítmica, judô, natação, polo aquático, rugby 7, saltos ornamentais, taekwondo, tênis, tênis de mesa, tiro com arco, tiro esportivo, vela e vôlei. O Brasil será representado por cerca de 170 atletas, entre elas as jogadoras da Seleção de futebol feminino, que vai defender a medalha de ouro obtida na última edição, em Taipei-2017.

Devido ao formato da competição, o futebol começa em 2 de julho, véspera da abertura oficial do evento. A Seleção Brasileira feminina estreia nesa data, às 16h (horário de Brasília), contra a Irlanda. Além das duas equipes, a Coreia do Sul completa o grupo C. 

O torneio vai servir para mostrar ao mundo nossas craques que um dia poderão estar na Seleção Principal. É comum atletas que disputam a Universíade se tornarem campeões de renome ao longo da carreira.

Por exemplo, entre as 23 convocadas para representar o Brasil na atual Copa do Mundo de futebol feminino na França, duas jogadoras já disputaram uma Universíade. Pela Seleção Universitária, a goleira Bárbara e a atacante Debinha participaram das edições de 2013 e 2011 do evento, respectivamente.

A pernambucana Bárbara tem 31 anos e iniciou sua carreira no Sport Club do Recife, onde jogou por cinco anos. Também passou pela Alemanha e Suécia antes de defender seu atual time, o Avaí/Kindermann (SC). Sua primeira convocação para a Seleção adulta foi em 2007 e desde então participou de quatro Copas do Mundo, Pan-Americanos, Olimpíadas e Copa América.

Em 2013, a atleta participou da Universíade em Kazan, na Rússia, e conquistou a medalha de bronze. Na época, Bárbara estudava fisioterapia pela Unip/SP. Hoje em dia, a jogadora cursa enfermagem numa faculdade parceira do Avaí.

Já Débora – ou Debinha – nasceu em Brasópolis (MG) e é estreante em Copas do Mundo. Com 27 anos, a atacante tem passagens por alguns times do Brasil como Saad e Portuguesa e breve estada na China. Atualmente, defende o North Carolina Courage, atual campeão da liga americana.

Debinha participou da Universíade de Shenzhen, na China, em 2011. Assim como Bárbara, também conquistou a medalha de bronze. Além da Seleção Universitária, a atleta já defendeu a Seleção Adulta na Copa América e nos Jogos Olímpicos.