Mais Esportes

Clubes

Nacionais

escudo do atlético mineiroescudo do botafogoescudo do corinthiansescudo do cruzeiroescudo do flamengoescudo do fluminenseescudo do gremioescudo do internacionalescudo do palmeirasescudo do santosescudo do sao pauloescudo do vasco
logo whatsapplogo instagramlogo facebooklogo twitterlogo youtubelogo tiktok

Universíade: Brasil bate a Ucrânia de virada e avança para as semifinais

Seleção masculina de futebol segue viva nos Jogos Universitários, na Itália. Após ficar em primeiro no grupo, passou pelas quartas em jogo dramático e agora vai pegar a Rússia 

Universitários do Brasil festejam um dos gols da sofrida vitória sobre a Ucrânia ontem (Saulo Cruz/CBDU/Divulgação)
Escrito por

O futebol masculino continua sonhando com uma medalha na Universíade de Nápoles. De virada, a Seleção Brasileira venceu a Ucrânia por 2 a 1 em jogo válido pelas quartas-de-final da competição universitária. 

Após sofrer um gol no começo da partida, aos 10 minutos, a equipe comandada pelo técnico Ariel Mamede dominou as ações, com mais posse de bola. Mesmo assim, o Brasil foi para o intervalo perdendo.  

A partir daí começou o drama. O Brasil passou a segunda etapa pressionando em busca do empate e, por consequência, se expondo aos contra-ataques dos ucranianos.  A igualdade só aconteceu aos 35 da etapa final, com gol de Rafael. Quando tudo indicava que o jogo iria para a prorrogação, Igor decretou a virada no finalzinho da partida, aos 44 minutos.

Nas semifinais o Brasil vai enfrentar a Rússia, amanhã (11), às 17h locais (12h de Brasília), lutando para já garantir uma medalha. 
 
A campanha do futebol masculino brasileiro na Universíade já pode ser considerada surpreendente. Mesmo sendo o "país do futebol", o Brasil não tem tradição no masculino universitário. Isso porque muitos jovens já estão vinculados a grandes clubes ou então se profissionalizam bem cedo. Até por conta disso, muitos jogadores não possuem uma participação universitária.

DECEPÇÃO NO FEMININO

Já no futebol feminino, o Brasil decepcionou. Medalhistas de ouro na Universíade de Taipei, em 2017, as brasileiras defendiam o título, mas acabaram eliminadas da chance de medalha logo na primeira fase, ao perderem para a Irlanda na estreia por 1 a 0 e empatarem com a Coreia do Sul por 3 a 3. Mesmo no torneio de consolação, a má fase continuou, com derrota para o México por 2 a 0.