Mais Esportes

Clubes

Nacionais

escudo do atlético mineiroescudo do botafogoescudo do corinthiansescudo do cruzeiroescudo do flamengoescudo do fluminenseescudo do gremioescudo do internacionalescudo do palmeirasescudo do santosescudo do sao pauloescudo do vasco
logo whatsapplogo instagramlogo facebooklogo twitterlogo youtubelogo tiktok

Thiago Braz anuncia retorno de Elson Miranda como seu treinador

Campeão olímpico nos Jogos Rio-2016 voltará a atuar sob os comandos de treinador de longa data; dupla terá consultoria de Vitaly Petrov, pivô de desentendimento no passado

Thiago Braz voltará a treinar com Elson Miranda (Foto: Wagner Carmo/CBAt)
Escrito por

Campeão olímpico do salto com vara nos Jogos Rio-2016, Thiago Braz da Silva anunciou nesta segunda-feira que voltará a morar no Brasil e treinar novamente com Elson Miranda de Souza, seu antigo treinador. O atleta comunicou sua decisão à Confederação Brasileira de Atletismo (CBAt).

Ficou acertado que Vitaly Petrov, que foi responsável por sua preparação nos últimos três anos, continuará como consultor junto a Thiago e Elson. Petrov, por sua vez, treinou outros saltadores como Yelena Isinbayeva e Sergei Bubka, este atual vice-presidente da Associação Internacional das Federações de Atletismo (IAAF).

Elson, por sua vez, treinou Fabiana Murer - sua esposa -, único nome do atletismo nacional a sagrar-se campeã do salto com vara tanto no Mundial indoor (Doha 2010) quanto no Mundial de Atletismo em estádio (Daegu 2011).

A parceria entre Elson e Vitaly correu por bastante tempo até que, com apoio do COB, o ucraniano incentivou a mudança de Thiago à Europa. Outras questões técnicas incentivaram o rompimento da dupla.

Agora ex-morador de Fórmia, na Itália, Thiago irá iniciar sua mudança nos próximos dias e deve fixar residência na cidade de São Paulo. Conforme divulgado pela CBAt, o saltador irá treinar inicialmente nas instalações do Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB). O atleta defende o EC Pinheiros e venceu a prova no Troféu Brasil Caixa de Atletismo em Bragança Paulista (SP), em setembro de 2018, quando o clube conquistou o tricampeonato do evento.

- O Thiago é uma das nossas maiores esperanças para os grandes torneios dos próximos anos. Ele contará com um técnico como o Elson, respeitado internacionalmente, e terá a consultoria do Petrov, que foi importante na evolução do salto com vara em nosso país - comemorou o presidente da CBAt, Warlindo Carneiro da Silva Filho. 

Warlindo reuniu-se para tratar do 'caso' Thiago com Anderson Rosa (gerente técnico da Confederação), João Paulo Alves da Cunha (assessor técnico da entidade) e Carlos Alberto Cavalheiro (responsável pelo atletismo na área técnica do COB, parceiro da CBAt). Com Elson e Petrov, Thiago foi vice-campeão da Olimpíada da Juventude em Cingapura 2010 e campeão mundial sub-20 em Barcelona 2012.