Mais Esportes

Clubes

Nacionais

escudo do atlético mineiroescudo do botafogoescudo do corinthiansescudo do cruzeiroescudo do flamengoescudo do fluminenseescudo do gremioescudo do internacionalescudo do palmeirasescudo do santosescudo do sao pauloescudo do vasco
logo whatsapplogo instagramlogo facebooklogo twitterlogo youtubelogo tiktok

Scheidt lamenta ‘erro grande’ que o tirou da ponta em torneio de vela

Brasileiro era o ponteiro no torneio das Bahamas, mas acabou penalizado por uma manobra na segunda regata. Ele espera mais vento para as provas de sexta-feira

Robert Scheidt durante regata em Nassau, nas Bahamas (Foto: Carlo Borlenghi)
Escrito por

Robert Scheidt lamentou bastante o 19º lugar obtido na segunda regata desta quinta-feira, em Nassau, nas Bahamas. O velejador brasileiro foi penalizado após errar em uma tentativa de ultrapassagem e acertar a boia do trajeto no Star Sailors League (SSL) Finals. Como consequência, ele e o também brasileiro Henry Boening perderam a liderança geral do torneio após oito provas e estão em segundo lugar.

- Foi um erro grande, tentamos entrar entre um barco e a boia, mas com bastante corrente acabou jogando a gente para cima da boia e ficamos parados. Fazer a penalidade ali perde muito, então foi tudo ali. Eu arrisquei um pouco de entrar entre o francês e a boia e custou caro. Se pudesse fazer de novo, faria diferente - lamentou o brasileiro.

Na primeira regata do dia, Robert e Henry terminaram em segundo lugar e agora precisam, além de bons resultados nas últimas três provas de sexta, torcer contra Mark Mendelblatt e Brian Fatih, os norte-americanos que lideram. A dupla que terminar a fase classificatória na liderança avança diretamente para a final; a segunda melhor dupla vai para a semi. Os outros oito melhores vão para as quartas - três serão eliminados nesta fase, outros três na semi, até que os últimos quatro disputem o título do SSL Finals, no sábado.

Para o último dia classificatório, Scheidt espera ter mais vento do que nesta quinta, quando as correntes chegaram a cerca de 15 km/h.

- Vamos tentar velejar melhor amanhã (sexta), espero um pouco mais de vento, porque nestas condições não estamos tão confiantes na nossa velocidade. Com condição fraca não estamos com o barco tão rápido. Poderia ainda ter feito um dia bom, mas não era nossa condição preferida - acrescentou.

Esta é a quinta edição do SSL Finals, torneio que reúne os dez velejadores mais bem classificados nos rankings de timoneiro e proeiro da SSL na temporada, além de 16 equipes convidadas de acordo com suas conquistas em classes olímpicas e oceânicas. São 25 medalhas olímpicas entre os competidores, sendo 14 delas de brasileiros: Robert Scheidt (5), Torben Grael (5), Bruno Prada (2) e Lars Grael (2). O campeonato é transmitido ao vivo pelo site "starsailors.com".