Mais Esportes

Clubes

Nacionais

escudo do atlético mineiroescudo do botafogoescudo do corinthiansescudo do cruzeiroescudo do flamengoescudo do fluminenseescudo do gremioescudo do internacionalescudo do palmeirasescudo do santosescudo do sao pauloescudo do vasco
logo whatsapplogo instagramlogo facebooklogo twitterlogo youtubelogo tiktok

Presidente da FIA se afasta de decisões ligadas à cargos da Formula 1

Relação entre construtoras, pilotos e organizações ficam sob a tutela de Nikolas Tombazis, novo diretor de monopostos da federação

Presidente da FIA entrou em diferentes embates com a F1 desde o ano passado (Foto: FIA)
Escrito por

As decisões que envolvem operações diárias na categoria da Fórmula 1 não serão mais realizadas pelo presidente da Federação Internacional de Automobilismo (FIA). De acordo com o portal "Autosport", o presidente Mohammed ben Sulayem determinou Nikolas Tombazis, recém-nomeado diretor de monopostos da federação, para intermediar o relacionamento entre entidade, pilotos, construtora e categoria.

No ano passado, a Fórmula 1 e a FIA divergiram em diferentes momentos com relação à decisões tomadas pelo presidente, que assumiu o cargo em janeiro de 2022. Sulayem lidou com diferentes problemas, como a polêmica corrida final da temporada 2021 (GP de Abu Dhabi), quando mudou parte do corpo de dirigentes envolvidos na categoria.

+ Esperança de medalhas nas Olimpíadas, Alison dos Santos sofre lesão grave no joelho

O emiradense criticou as manifestações antirracistas e contra a homofobia de pilotos como Lewis Hamilton e Sebastian Vettel. Além disso, ele restringiu os posicionamentos dos atletas, que não acataram, em parte, as proibições.

A F1 e Sulayem se desentenderam no início deste ano. O presidente da FIA deu o aval para a entrada de mais uma construtora na categoria, mas as equipes temiam uma perda financeira com a chegada de mais uma empresa para dividir os lucros.

Com o afastamento do presidente na relação com a F1, as expectativas são de melhora de relacionamento entre as organizações. No entanto, as decisões de maior importância dentro da categoria passam pelo emiradense.

A responsabilidade passada para Nikolas Tombazis nas decisões da federação sobre a F1 foi anunciada em carta enviada às 10 equipes que compõem a categoria. Ele também nomeou Steve Nielsen como diretor esportivo da federação.