Mais Esportes

Clubes

Nacionais

escudo do atlético mineiroescudo do botafogoescudo do corinthiansescudo do cruzeiroescudo do flamengoescudo do fluminenseescudo do gremioescudo do internacionalescudo do palmeirasescudo do santosescudo do sao pauloescudo do vasco
logo whatsapplogo instagramlogo facebooklogo twitterlogo youtubelogo tiktok

Poliana Okimoto afirma ter dificuldades para financiar carreira

Após bronze olímpico, brasileira sofre com falta de patrocínio e tem futuro indefinido no esporte

Poliana Okimoto conquistou o bronze na maratona aquática da Rio-2016 (Foto: Satiro Sodre/SSPress)
Escrito por

Em entrevista à Folha de S. Paulo, a nadadora Poliana Okimoto, de 33 anos, conquistou o bronze na maratona aquática na Rio-2016. Porém, a vida da atleta não tem sido fácil após as Olimpíadas. Com a perda de patrocínios, como os Correios, a nadadora alega tirar dinheiro do próprio bolso para manter treinamentos.

A primeira maratonista aquática brasileira a conquistar uma medalha olímpica afirma que sua situação financeira se complicou após a Olimpíada brasileira.

- Para falar a verdade, depois da medalha o sentimento foi o contrário de tudo o que eu imaginei. A coisa ficou preta mesmo. 

Sem o apoio da estatal, a nadadora viu-se na obrigação de pagar toda a sua equipe: massagista, psicólogo, nutricionista, fisioterapeuta, preparador físico e seu treinador e marido, Ricardo Cintra.

- Teria que pagá-los do bolso, mas não consigo. O massagista e a nutricionista têm trabalhado sem receber, de maneira voluntária - contou Poliana.

Com os problemas financeiros, a temporada 2017 ficou comprometida. Okimoto disputará a primeira etapa da Copa do Mundo de maratona aquática, em Viena (fevereiro). Contudo, ela ainda não sabe se terá condições de participar dos próximos eventos.

- Em quase 20 anos de Seleção Brasileira, nunca tive tanto receio. Não sei se vou ter verba para disputar o circuito mundial. Eu fico na expectativa que a situação melhore um pouco. para mim e para o esporte brasileiro. Se eu, com uma medalha, estou assim, imagino para o menino novo que está começando - comentou a atleta.