Mais Esportes

Clubes

Nacionais

escudo do atlético mineiroescudo do botafogoescudo do corinthiansescudo do cruzeiroescudo do flamengoescudo do fluminenseescudo do gremioescudo do internacionalescudo do palmeirasescudo do santosescudo do sao pauloescudo do vasco
logo whatsapplogo instagramlogo facebooklogo twitterlogo youtubelogo tiktok

Pinheiros vence time argentino e fica com o bronze no Pan de handebol

Na disputa pelo pódio, equipe paulista venceu o Villa Ballester por 31 a 22, em Taubaté<br>

Pinheiros garantiu o bronze ao vencer o Villa Ballester por 31 a 22 (Foto: Lucas Ian / MaxxSports)
Escrito por

O Pinheiros levou para a quadra o espírito de superação necessário para vencer o Villa Ballester, da Argentina por 31 a 22 na disputa pela medalha de bronze no Sul-Centro Americano Masculino de Handebol (Pan-Americano até 2018) neste domingo (26) em Taubaté (SP). Os anfitriões conquistaram o bicampeonato e asseguraram vaga para o Mundial de Clubes ao derrotar o também argentino UNLU por 27 a 21.

Os pinheirenses tiveram força para reverter uma situação adversa e repetir a colocação de 2018, depois de serem surpreendidos pelo próprio Ballester na última rodada da primeira fase e também perderam a semifinal para o Taubaté Unitau. O Pinheiros conquistou o Pan-Americano em 2011 e 2017, enquanto o Taubaté chegou neste ano ao sexto título continental.

Resignado após a conquista do bronze, o treinador do Pinheiros, Sérgio Hortelan, foi claro aos atletas sobre os objetivos do clube.

- Não trabalhamos para ficar em terceiro. Não é o lugar de um clube como o Pinheiros. Isso mostra que precisamos trabalhar muito mais para evoluir, pensando no Paulista e na Liga Nacional deste ano, e no Pan (Sul-Centro Americano) de 2020 - disse o comandante.

Apesar de não ter chegado à final, o sentimento dos pinheirenses foi de alívio por encerrarem a competição com vitória, após duas derrotas (2018 e 2019) para o mesmo rival argentino.

- Estou feliz com o desempenho do time no jogo de hoje (domingo), mas não com o terceiro lugar. Os dois times vinham de dois jogos decisivos e nossa condição física fez a diferença. Eles tentaram correr como nós, o jogo todo, mas não conseguiram - observou Hortelan.

O ponta Pacheco, foi um dos destaques do Pinheiros, principalmente no primeiro tempo (17 a 13).

- Viemos de uma derrota dolorida na semifinal e tínhamos pouco tempo para virar a página. Conseguimos nos conscientizar da importância da vitória e criamos uma sintonia boa para levarmos o troféu de bronze para o clube - afirmou o autor de cinco gols.

Diante da dificuldade de se jogar pelas pontas com os argentinos, os principais artilheiros pinheirenses contra o Ballester foram os armadores Diogo e Arthur, com seis gols cada.

- Trabalhamos para jogar a final, por isso entramos na quadra sabendo que estávamos devendo e que precisávamos aproveitar a última chance que teríamos. Além do troféu, estamos levando para casa o aprendizado.

Masculino e feminino no Paulista

Após semana intensa de treinos, palestras e jogos em Taubaté, o time retoma o foco no Paulistão. Recebe São Caetano, sexta-feira, no Henrique Villaboim.

- Teremos uma programação mais leve nesta semana, mas quero um jogo eficiente na sexta - avisa Hortelan.

O Pinheiros está em terceiro lugar, atrás dos invictos Taubaté e Guarulhos. O time feminino lidera o Estadual e terá dois jogos no próximo fim de semana. Recebe Franca no sábado e joga com Bauru, domingo no interior.