Mais Esportes

Clubes

Nacionais

escudo do atlético mineiroescudo do botafogoescudo do corinthiansescudo do cruzeiroescudo do flamengoescudo do fluminenseescudo do gremioescudo do internacionalescudo do palmeirasescudo do santosescudo do sao pauloescudo do vasco
logo whatsapplogo instagramlogo facebooklogo twitterlogo youtubelogo tiktok

Olimpíada de Inverno: estrela russa da patinação de apenas 15 anos tem doping confirmado

Kamila Valieva, de 15 anos, testou positivo para trimetazidina. Atleta pode deixar os Jogos e Comitê Olímpico Russo (ROC) perder a medalha de ouro conquistada por equipe

Kamila Valieva é uma das estrelas dos Jogos Olímpicos de Pequim (Foto: SEBASTIEN BOZON / AFP)
Escrito por

Grande estrela da Olimpíada de Inverno, a patinadora russa Kamila Valieva, de 15 anos, teve mesmo um resultado positivo em exame antidoping antes dos Jogos de Pequim. A confirmação foi feita nesta sexta-feira pela Agência Internacional de Testagem (ITA, na sigla em inglês). Com isso, o Comitê Olímpico Russo (ROC) pode perder a medalha de ouro conquistada por equipe.

Segundo nota da ITA, Valieva testou positivo para a substância trimetazidina em exame no dia 25 de dezembro, durante o Campeonato Russo de Patinação Artística. Com a contraprova dando positivo no dia 8 de fevereiro, a Agência Antidoping da Rússia (RUSADA) decidiu decretar uma suspensão preventiva para a atleta. Assim, ela teria que voltar para casa, já que perderia a credencial olímpica.

Porém, Valieva recorreu ao comitê disciplinar da Rusada, que decidiu retirar a punição. Com a nova decisão, a atleta voltou a treinar e pode até competir de novo nos Jogos.

Em nome do Comitê Olímpico Internacional (COI), a ITA não concordou com a decisão e vai recorrer no Conselho Arbitral do Esporte (CAS). Se o recurso da ITA for aceito, Valieva volta a ficar suspensa e a equipe do Comitê Olímpico Russo pode perder o ouro que já conquistou (e ainda não foi entregue). O caso deve ser resolvido até o próximo dia 15 de fevereiro.