Mais Esportes

Clubes

Nacionais

escudo do atlético mineiroescudo do botafogoescudo do corinthiansescudo do cruzeiroescudo do flamengoescudo do fluminenseescudo do gremioescudo do internacionalescudo do palmeirasescudo do santosescudo do sao pauloescudo do vasco
logo whatsapplogo instagramlogo facebooklogo twitterlogo youtubelogo tiktok

Mattia Binotto deixa Ferrari após 28 anos

Italiano esta no cargo de chefe de equipe desde janeiro de 2019 e rescinde contrato após gestão de altos e baixos

Mattia Binotto chega a acordo para rescindir contrato com a Ferrari (Foto: AFP)
Escrito por

Fim de uma era na Ferrari. Depois de uma gestão de altos e baixos, Mattia Binotto não seguirá como chefe de equipe na temporada de 2023 da Fórmula 1 e deixa a marca italiana após 28 anos. A informação da saída de Binotto foi divulgada inicialmente pelo jornal italiano "La Gazzetta dello Sport", que inclusive, também informou que Frédéric Vasseur, atualmente no comando da Alfa Romeo, será o substituto.

Mattia Binotto tinha vínculo com a Ferrari até o fim de 2023, mas de acordo com informações da imprensa italiana, a decisão de rescindir o contrato teria partido do próprio Binotto, por causa da falta de confiança do presidente da Ferrari, John Elkann, em seu trabalho.

- Com o pesar que isso acarreta, decidi concluir minha colaboração com a Ferrari. Saio de uma empresa que adoro, da qual faço parte há 28 anos, com a serenidade que advém da convicção de que fiz todos os esforços para atingir os objetivos traçados. Deixo uma equipe unida e em crescimento, uma equipe forte, pronta para alcançar os objetivos mais elevados, para a qual desejo as maiores felicidades no futuro. Penso que é certo dar este passo neste momento tão difícil quanto foi, para mim, esta decisão. Gostaria de agradecer a todas as pessoas da Gestione Sportiva que dividiram comigo este percurso, feito de dificuldades, mas também de muita satisfação - disse Mattia Binotto por meio do comunicado oficial emitido pela Ferrari.

Binotti começou sua trajetória na Ferrari em 1995, ainda como estagiário. Anos depois, ganhou destaque como engenheiro e chegou ao cargo de chefe de motor em 2009. Já em 2016, o italiano assumiu a função de diretor-técnico no lugar de James Alison. Em janeiro de 2019, Binotto substituiu Maurizio Arrivabene como chefe de equipe.