Mais Esportes

Clubes

Nacionais

escudo do atlético mineiroescudo do botafogoescudo do corinthiansescudo do cruzeiroescudo do flamengoescudo do fluminenseescudo do gremioescudo do internacionalescudo do palmeirasescudo do santosescudo do sao pauloescudo do vasco
logo whatsapplogo instagramlogo facebooklogo twitterlogo youtubelogo tiktok

Massa campeão da F1? Como ficaria o resultado do Mundial de 2008, caso o GP de Singapura fosse anulado

Naquela temporada, piloto brasileiro foi prejudicado por batida proposital de Piquet Jr; Lewis Hamilton se sagrou campeão pela primeira vez na carreira

Felipe Massa e o jovem Lewis Hamilton marcaram a temporada de 2008 da F1 (Foto: HUSEYIN CAGLAR / AFP)
Escrito por

As polêmicas sobre resultados das últimas temporadas da Fórmula 1 parecem não ter fim. Recentemente, o ex-chefe da F1 Bernie Ecclestone declarou que não considera Lewis Hamilton heptacampeão mundial, por conta dos problemas no GP de Singapura, em 2008, quando o inglês se sagrou campeão da categoria pela primeira vez. Na época, caso o GP fosse anulado, Massa teria sido o líder na classificação final, erguendo o troféu mais importante do automobilismo.

Felipe Massa estava a um ponto de Lewis Hamilton até o GP de Singapura. No entanto, com a batida proposital de Piquet Jr, na época da Renault, o brasileiro foi prejudicado e perdeu posições após a entrada do safety car. Ele liderava o Grande Prêmio e, caso mantivesse a posição, se tornaria o líder da classificação geral.

+ Fórmula 1 ao vivo: data, horário e onde assistir ao GP de Bahrein

Os pilotos traçaram uma rivalidade pelo título até o fim da competição. No GP de Singapura, Massa não somou pontos, enquanto Hamilton conseguiu uma vantagem de sete pontos na classificação. Porém, ao término da competição, os dois terminaram o circuito com uma diferença de apenas um ponto.

Dessa forma, caso a batida proposital de Piquet Jr fosse avaliada, naquela época, como motivo para anular a corrida, Massa seria o campeão da temporada de 2008. O ex-chefe da F1 revelou que não foram tomadas medidas sérias com relação ao GP porque, após a premiação, a posição de um campeão era intocável.

O brasileiro revelou que o GP de Singapura 2008 é a maior frustração que teve na carreira. Durante 15 temporadas, ele correu na categoria mais importante do automobilismo, mas nunca conquistou o troféu do circuito.

Apesar da polêmica, o heptacampeão Lewis Hamilton busca o seu oitavo título a partir deste domingo. Aos 38 anos, o piloto da Mercedes quer dar a volta por cima no GP de Bahrein, o primeiro de 2023.