Avatar
Lance!
Rio de Janeiro (RJ)
Dia 13/11/2018
15:04
Compartilhar

Após disputarem seis etapas pela temporada do Circuito Brasileiro, os melhores skatistas do mundo vivem a expectativa de buscar o título do Oi STU Open, que acontece na Praça Duó, na Barra da Tijuca, Zona Oeste do Rio de Janeiro, entre os dias 14 e 18 de novembro. A competição reúne as modalidades olímpicas Street e Park e ainda contará com uma ampla programação cultural, com entrada gratuita.

O Oi STU Open dá o start com o lançamento oficial da nova pista de Park, com nível olímpico, que foi construída para a realização do evento, mas ficará como legado para a cidade. A inauguração acontece às 10h desta quarta-feira, na própria praça e contará com a presença dos grandes nomes do esporte Pedro Barros, Nilo Peçanha, Vitória Mendonça, Yndiara Asp, além de Bob Burnquist.

Após o lançamento, a pista estará livre para o início dos treinos oficiais, que se encerram na quinta. Na sexta acontece o STU Latin América, etapa que vai classificar dois atletas em cada gênero e modalidade para a disputa do Oi STU Open. A fase eliminatória será realizada no sábado e as finais no domingo.

- O Open vai fechar esse ano de 2018 que foi muito importante pro calendário brasileiro de skate. Espero que seja uma competição de alto nível e que cada vez inspire mais mulheres a praticar o skate. Rolou uma revitalização na pista de Street, além da construção do Park, então estou ansiosa pra testar os novos obstáculos. A gente está com a expectativa muito grande, além da oportunidade de ter um evento desse porte no nosso país, vai definir a seleção brasileira - disse Pâmela Rosa, atual líder do ranking feminino de Street.

Quem também chega com disposição para dar o seu melhor no Open é Murilo Peres. O skatista espera aproveitar o torneio para se manter entre os possíveis nomes que estarão na seleção brasileira em 2019.

- Agora é a hora da grande final! Minha expectativa é muito boa, eu estou vindo de uma sequência grande de campeonatos, com uma pegada forte, com bastante ritmo e o skate está no pé. Não vejo a hora de andar. Eu quero muito fazer parte da seleção por mais um ano, e estou vindo em busca disso. A pista parece muito boa, ninguém andou ainda - disse Murilo que também comentou sobre a oportunidade de ter contribuído para a concepção da nova pista e de competir no Rio de Janeiro.

- Eu adoro competir no Brasil em geral, mas o Rio tem uma energia especial. Então tenho certeza que nessa etapa não vai ser diferente. É animal ter o Street junto, esperamos ter bastante público e que junte toda a galera que ama skate. Foi um privilégio ter contribuído de alguma forma para a concepção da pista. A gente deu opinião para os obstáculos, nas alturas, na borda de pedra, então foi demais ter agregado um pouco a este projeto. A gente está acompanhando toda a obra e imaginando que tipo de linha poderemos fazer - completou.

Mantendo a tradição das etapas do STU Qualifying Series, simultaneamente às disputas, será promovido um grande festival de música urbana pelo STU Music, que conta com o DJ Tamenpi nas pick ups. O evento também terá shows do Garage Fuzz, Metá Metá, Bia Ferreira, BK, Síntese, Orquestra Brasileira de Música Jamaicana, Black Mantra com BNegão e Kamau com a participação do Parteum.

Para os amantes do universo do skate, a Oi STU House, que visa integrar o público, disponibilizará oficinas de silk, desenho e grafite. A STU Gallety vai receber uma exposição inédita e instalações do artista TOZ, que assina a identidade visual do evento. Já a STU Store trará uma coleção exclusiva de roupas e assessórios da marca do evento, além de collabs com as principais indústrias do mercado de skate. Ainda tem o STU Hangout, um complexo gastronômico e de lazer que estará à disposição do público com um leque de opções de bebidas e comidas. Os skatistas amadores também poderão aproveitar o STU Skatável, uma área com obstáculos modulares, que permite a prática de manobras.

Siga o Lance! no Google News