Mais Esportes

Clubes

Nacionais

escudo do atlético mineiroescudo do botafogoescudo do corinthiansescudo do cruzeiroescudo do flamengoescudo do fluminenseescudo do gremioescudo do internacionalescudo do palmeirasescudo do santosescudo do sao pauloescudo do vasco
logo whatsapplogo instagramlogo facebooklogo twitterlogo youtubelogo tiktok

Justiça Desportiva do Atletismo expulsa treinador

Acusado de aplicar substância dopante em dois atletas, Ronaldo Quirino de Moraes teve registro cancelado pela CBAt

Ronaldo Quirino de Moraes foi suspenso da CBAt (Foto: Reprodução)
Escrito por

A Confederação Brasileira de Atletismo (CBAt) anunciou nesta quarta-feira que o Superior Tribunal de Justiça Desportiva do Atletismo (STJD) atendeu à denúncia da Autoridade Brasileira de Controle de Dopagem (ABCD) contra o técnico Ronaldo Quirino de Moraes (GO), suspendendo-o de forma definitiva da modalidade. 

A denúncia foi feita pelos atletas, e parentes de Moraes, Sueli Pereira da Silva e Ronald Moraes. Em seus depoimentos, a mulher e filho os treinador afirmaram,  nos processos 002/2016 e 003/2016, que era ele quem aplicava a substância proibida pela WADA/IAAF , a eritropoeitina.

Sueli e Ronald foram suspensos por serem flagrados com a substância  quanto participaram da Corrida de Reis, em 10 de janeiro deste ano. A eritropoeitina aumenta a produção de glóbulos vermelhos, aumentando a absorção de oxigênio e, consequentemente, a energia do atleta. A maratonista que chegou em 4º na São Silvestre do ano passado, foi suspensa por de quatro anos, assim como seu filho.

' O treinador foi julgado pela Comissão Disciplina Nacional (CDN) do STJD do Atletismo, no dia 24 de outubro de 2016, ficando configurada a infração das Regras da IAAF e da WADA, no que tange as sanções à "equipe de apoio do atleta", tendo a CBAt recebido a decisão nesta data, uma vez que foram esgotados todos os prazos de recurso contra a mesma'. 

Em apoio a decisão do STJD do Atletismo, a CBAt suspendeu o treinador de forma vitalícia, além  do cancelamento imediato o seu registro de treinador nesta entidade.