Mais Esportes

Clubes

Nacionais

escudo do atlético mineiroescudo do botafogoescudo do corinthiansescudo do cruzeiroescudo do flamengoescudo do fluminenseescudo do gremioescudo do internacionalescudo do palmeirasescudo do santosescudo do sao pauloescudo do vasco
logo whatsapplogo instagramlogo facebooklogo twitterlogo youtubelogo tiktok

Judô: Brasil conquista mais três medalhas no Grand Prix de Tbilisi

O país se despede da competição com dez medalhas; neste domingo Maria Suelen Altheman (+78kg) levou a prata e Buzacarini (100kg) e David Moura (+100kg) o bronze

Maria Suelen Altheman  leva a prata na Geórgia (Foto: Reprodução/Facebook)
Escrito por

O último dia do Grand Prix de Tbilisi (Geórgia) reservou mais três medalhas para o Brasil. Maria Suelen Altheman (+78kg) conquistou a prata após perder a final para a bielorrussa Maryna Slutskaya por dois wazaris. Rafael Buzacarini (100kg) superou Zelym Kotsoiev, do Azerbaijão por um wazara e ficou com o bronze. David Moura (+100kg) também conquistou o terceiro lugar ao vencer o russo Anton Brachev por três punições.

Única finalista do dia, Suelen passou por Mercedesz Szigetvari, da Hungria, e Santa Pakenyte, da Lituânia, ambas por ippon até chegar à final, onde foi derrotada pela bielorrussa Maryna Slutskaya por dois wazaris.

Já Rafael Buzacarini venceu duas lutas até chegar à semifinal. Superou Viktor Demyanenko, do Cazaquistão, na estreia, e Ivan Remarenco, dos Emirados Árabes, nas quartas. Na semifinal, o russo Kazbek Zankishiev conseguiu um wazari e o brasileiro foi para a disputa do bronze, onde derrotou Zelym Kotsoiev, do Azerbaijão, por um wazari.

- Começar o ciclo olímpico com uma medalha no Circuito Mundial da FIJ é excelente. Os detalhes estão sendo corrigidos e estou vendo evolução. A competição foi boa pra fazer novas experiências e me preparar melhor para próxima para continuar subindo no pódio - comemorou Rafael.

O quarto e derradeiro bronze do Brasil na competição veio com o pesado David Moura, que começou com viória por wazari e ippon sobre o georgiano Guga Kibordzalidze. Na semifinal contra o também georgiano Adam Okruashvili, David abriu um wazari de vantagem, mas foi imobilizado até o ippon e perdeu a chance de lutar pelo ouro. Na decisão pelo bronze, ele foi mais agressivo, forçou três punições (eliminação) ao russo Anton Brachev e ficou com a medalha.

- Primeiramente, gostaria de agradecer a torcida de todos, sempre. Conquistei essa medalha de bronze no Grand Prix de Tbilisi, estou feliz com o resultado, mais uns pontinhos para somar no Ranking Mundial. Vamos com tudo agora, arrumar os detalhes e seguir em busca do ouro - disse David, que somou mais 350 pontos no ranking e deve melhorar sua 15ª colocação.

Com os resultados do terceiro dia de competição, o Brasil de se despede com dez medalhas (três ouros, três pratas e quatro bronzes) e com a liderança do ranking. Os medalhistas nacionais na Geórgia foram:  Maria Suelen, David Moura e Rafael Buzacarini, Stefannie Koyama (48kg), Victor Penalber (81kg) e Maria Portela (70kg),  Rafaela Silva (-57),  Érika Miranda (-52kg),  Phelipe Pelim (-60kg) e Charles Chibana (-66kg).