Mais Esportes

Clubes

Nacionais

escudo do atlético mineiroescudo do botafogoescudo do corinthiansescudo do cruzeiroescudo do flamengoescudo do fluminenseescudo do gremioescudo do internacionalescudo do palmeirasescudo do santosescudo do sao pauloescudo do vasco
logo whatsapplogo instagramlogo facebooklogo twitterlogo youtubelogo tiktok

Jogos de Inverno se encerram com Coreias lado a lado em cerimônia

Entrada dos países desafetos no encerramento dos Jogos de Pyeongchang chamou a atenção. Evento teve música coreana e exibição de drones iluminados. Noruega é líder

(Foto: Divulgação/Olympic.org)
Escrito por

Os Jogos Olímpicos de Inverno de Pyeongchang (COR) se encerraram neste domingo com festa da Noruega, que liderou o quadro de medalhas (39), e uma cena marcante. Coreia do Sul e Coreia do Norte caminharam lado a lado na entrada do estádio olímpico, dançaram e cantaram juntos. Um contraste com o passado recente de desavenças e ameaças de guerra em meio à crise nuclear.

Estiveram presentes o presidente da Coreia do Sul,Moon Jae-in, Ivanka Trump, filha do presidente dos Estados Unidos Donald Trump, e Kim Yong Chol, vice-diretor no Partido dos Trabalhadores da Coreia do Norte. O prefeito de PyeongChang, Sim Jae Kook, entregou a bandeira olímpica para Jining Chen, prefeito de Pequim, sede da próxima edição dos Jogos.

Os atletas carregaram as bandeiras da Coreia do Sul, da Coreia do Norte e a da península da Coreia. Antes, o presidente sul-coreano indicou até mesmo a intenção de norte-coreanos de abrir conversas com os Estados Unidos.

A Olimpíada interrompeu uma série de acusações entre Trump e o líder norte-coreano Kim Jong Un, dando espaço para uma grande atividade diplomática.

A cerimônia teve outros momentos marcantes. Houve a exibição de drones iluminados que formaram o mascote da Olimpíada de Inverno, o Soohorang, no céu. As luzes se transformaram em um coração. Um DJ fez a festa dos competidores com música eletrônica, e alguns atletas foram ao palco discursar.

– Vocês mostraram como o esporte pode unir as pessoas no nosso mundo frágil, mostraram como o esporte constrói pontes. O COI continuará com este diálogo olímpico, mesmo depois que a chama da Olimpíada estiver apagada – declarou o presidente do COI, o alemão Thomas Bach.