Avatar
Lance!
Rio de Janeiro (RJ)
Dia 14/02/2024
18:35
Compartilhar

Maria Fernanda Costa, representante da natação do Brasil no Mundial de Esportes Aquáticos, que está sendo realizado em Doha, no Catar, vem sendo um grande destaque na comitiva verde-amarela durante a competição. Isso devido aos feitos de quebra de recordes e também pela conquista do índice olímpico.

➡️ Siga o Lance! no WhatsApp e acompanhe em tempo real as principais notícias do esporte

Com esses feitos, o nome dela esta sendo muito procurado nas redes sociais e também nos sites de busa, pensando nisso, o Lance! te apresenta Mafe Costa.

Mafê em ação pelos 400m livre (Foto: SEBASTIEN BOZON / AFP)

🏊🏼 QUEM É MAFÊ COSTA?

Carioca de 21 anos, Maria Fernanda começou a natação aos 14, em 2016. Em entrevista ao site "UOL", a brasileira contou que quando ainda estava na escola, foi assistir a seletiva olímpica brasileira, realizada no Parque Olímpico, na Barra da Tijuca, Rio de Janeiro. Assistiu à tristeza de Cesar Cielo por não conseguir a vaga, e a felicidade de Bruno Fratus por alcançá-la.

Maria passou por momentos difíceis na carreira e era tratada até meses atrás, como desconhecida. Porém, a virada de chave aconteceu quando começou a treinar com Fernando Possenti, que treinou Ana Marcela Cunha, por mais de 10 anos, e foi um dos responsáveis pelo ouro olímpico da atleta.

Nesses 13 meses de trabalho entre Possenti e Mafê, a brasileira mostrou uma grande evolução. Como por exemplo, em 2022, aos 20 anos, ainda que tenha ganhado uma medalha nos 200m borboleta, a atleta teve o 68º melhor desempenho feminino do Troféu Brasil de natação, que serviu de seletiva para o Mundial daquele ano. No último passado, teve o segundo e o terceiro. Além disso, a brasileira também conquistou a medalha de prata nos Jogos Pan-Americanos de Santiago 2023.

E no Mundial de Doha, Mafê, em três provas disputadas, 400m livre, revezamento 4x100m livre e 200m livre, conquistou três finais, dois recordes sul-americanos e dois índices olímpicos. Com direito a quarto lugar nos 400m livre.

Com a conquista do índice olímpico, Maria Fernanda está de malas prontas para representar o país e promete ter ótimos resultados durante as provas de Paris 2024.

Siga o Lance! no Google News