Mais Esportes

Clubes

Nacionais

escudo do atlético mineiroescudo do botafogoescudo do corinthiansescudo do cruzeiroescudo do flamengoescudo do fluminenseescudo do gremioescudo do internacionalescudo do palmeirasescudo do santosescudo do sao pauloescudo do vasco
logo whatsapplogo instagramlogo facebooklogo twitterlogo youtubelogo tiktok

Indicada a Conselho da Iaaf, Fabiana Murer vibra: ‘Chance de opinar’

Atual vice-campeã mundial é um dos seis novos nomes a integrar a lista da entidade

Fabiana Murer é a atual vice-campeã mundial no salto com vara (Foto: Phil Noble/Reuters)
Escrito por

Principal destaque do atletismo brasileiro, Fabiana Murer foi um dos seis novos nomes indicados pelo Conselho da Iaaf (Associação Internacional das Federações de Atletismo) para integrar a Comissão de Atletas da entidade, no período de 2016-2019. Isso significa que ela terá voz em um dos principais canais de comunicação entre os atletas e a federação. Surpresa, a saltadora viu a oportunidade como forma de lutar por melhorias aos competidores.

– Durante o Mundial de Pequim teve a eleição para a Comissão de Atletas, e eu me candidatei. O pessoal da IAAF comentou que ninguém do Brasil tinha se candidatado e achei que seria legal poder representar os atletas. Depois de tanto tempo no circuito, conheço muita gente e tenho contato com atletas do mundo inteiro. Tive muitos votos, mas acabei não sendo eleita. Mas como a IAAF precisava indicar mais seis atletas, o Conselho me indicou. Confesso que nem esperava, fiquei super contente por eles terem lembrado do meu nome.
É muito legal conseguir opinar dentro da federação. Ainda não sei bem o que vou fazer, mas é importante ter a chance de dar a opinião dentro da Iaaf, falar o que pode ser melhor para os atletas – disse Murer.

Recordista sul-americana com 4,85m, Fabiana é uma das estrelas mundiais do salto com vara. Foi campeã mundial em Daegu 2011 e campeã mundial indoor em Doha 2010. Também ganhou a medalha de prata no Mundial de Pequim, em agosto último, e a de bronze no Mundial Indoor de Valência 2008.

– O pessoal da IAAF me ligou, mas não atendi, então deixaram recado. E aí me mandaram e-mail também. Entre janeiro e fevereiro já vai ter uma primeira reunião para eleger o presidente da Comissão. Acredito que haverá pelo menos uma reunião por ano – contou Murer.

Os outros cinco nomes que passarão a fazer parte da comissão são estes: Paula Radcliffe (Grã-Bretanha), Alina Talay (Belarus), Ashton Eaton (Estados Unidos), Michael Frater (Jamaica) e Ezekiel Kemboi (Quênia).

A Comissão passa a ter 18 membros no total. Dos outros 12, seis têm mandatos até 2019: Valerie Adams (Nova Zelândia), Mutaz Essa Barshim (Catar), Yelena Isinbayeva (Rússia), Andreas Thorkildsen (Noruega), Christian Olsson (Suécia) e Koji Murofushi (Japão). Outros seis têm mandatos até 2017: Hussain Taher Al Sabee (Arábia Saudita), Tommi Evilä (Finlândia), Habiba Ghribi (Tunísia), Jennifer Joyce (Canadá), Rozle Prezelj (Eslovênia) e Matej Toth (Eslováquia).