Um dos destaques do tênis de mesa mundial em 2018, o brasileiro Hugo Calderano começa seu último torneio no ano na madrugada desta sexta-feira, às 3h05 (horário de Brasília). No ITTF Grand Finals, em Incheon (Coreia do Sul) - torneio que reúne os 16 maiores pontuadores do Circuito Mundial - o brasileiro irá encarar o japonês Yuya Oshima, 33° do ranking mundial e 16° no Circuito Mundial.
O torneio é disputado em sistema eliminatório. Calderano é o sexto do ranking mundial e foi o sétimo melhor do Circuito. Se passar da partida de estreia, o brasileiro pode encarar o número 1 do mundo, Fan Zhendong, nas quartas.
Hugo é o único representante de um país fora da Ásia ou da Europa. Dos 16 atletas, 13 são asiáticos (cinco chineses, quatro japoneses, três sul-coreanos e um honconguês) e dois são alemães. Calderano acumula um vice-campeonato em etapa platinum (Catar), uma semifinal em etapa regular (Hungria), uma quarta de final em etapa platinum (Coreia do Sul) e uma quarta de final em etapa regular (Suécia).
- Agora se juntam os 16 melhores do ano, e eu fico muito feliz de estar entre os melhores, porque com certeza não é fácil. São só dois europeus, entre esses, eu e mais 13 asiáticos. Então, só de estar lá já é um feito muito importante. E, claro, vou brigar com os asiáticos e dois europeus, para tentar colocar o nome do Brasil lá em cima - disse o número 1 do Brasil no tênis de mesa.