Mais Esportes

Clubes

Nacionais

escudo do atlético mineiroescudo do botafogoescudo do corinthiansescudo do cruzeiroescudo do flamengoescudo do fluminenseescudo do gremioescudo do internacionalescudo do palmeirasescudo do santosescudo do sao pauloescudo do vasco
logo whatsapplogo instagramlogo facebooklogo twitterlogo youtubelogo tiktok

Hortência entra para o Hall da Fama em celebração do Dia Olímpico

Maior jogadora do basquete feminino é homenageada pelo Comitê Olímpico do Brasil. Ex-atleta foi campeã mundial em 1994 e medalha de prata nos Jogos Olímpicos de Atlanta

Hortência entra no Hall da Fama do COB (Foto: Divulgação/COB)
Escrito por

O Comitê Olímpico Brasileiro (COB) celebrou o Dia Olímpico, mas deu o presente fundamental para uma das maiores jogadoras da história do basquete. Nesta terça-feira, a Rainha Hortência entrou para o seleto grupo do Hall da Fama, em evento realizado no Parque Aquático Maria Lenk, Centro de Treinamento do Time Brasil.

Hortência se emocionou com a homenagem recebida pelo COB. A ex-jogadora da Seleção Brasileira de basquete já tinha entrado para o Hall da Fama da FIBA, mas agora entrou de maneira oficial. 

-É uma homenagem muito especial. É uma honra. Eu já tinha entrado para o Hall da Fama da FIBA, mas agora entro para estar seleto grupo de atletas. É muito bom quando todo sacrifícios é recompensado - disse a atleta. 

A maior conquista de Hortência foi em 1994, quando levantou o título mundial de basquete feminino. Em 1996, quando foi medalha de prata nos Jogos de Atalanta. A Seleção de Basquete na época ficou marcada pelas excelentes partidas de Paula, Janeth e da própria homenageada.

Vale destacar, que o Hall da Fama foi idealizado pelo Comitê Olímpico Brasileiro em 2018 para celebrar conquistas dos maiores atletas e treinadores do país. A ideia é homenagear anualmente dez grandes nomes que tenham contribuído para o esporte olímpico. 

No último domingo, dia 23, marcou a fundação do Comitê Olímpico Internacional (COI), em 1894. Para comemorar o dia, cerca de 250 crianças de escolas municipais estavam presentes. O evento tem como objetivo promover o Movimento Olímpico por diversos povos e culturas com ações no Parque Olímpico Maria Lenk. 

- Queria dizer a toda essa criançada de que o esporte vale a pena. Tentar sempre sempre ser o melhor. Não é fácil vai encontrar muitas dificuldades pelo caminho. E a seleção de Basquete feminino está entrando em uma nova fase. Temos que ter um pouco de paciência, porque é um projeto de médio a longo prazo - destacou. 

Os alunos participaram de oficinas esportivas de quatro modalidades: basquete 3x3, beisebol, karatê e vela. Os ex-atletas Almir Gerônimo, campeão brasileiro de basquete em 1994, e integrantes da seleção brasileira de karatê, como Isabela Rodrigues e Marina Oliva estiveram nas atividades com as crianças.