Mais Esportes

Clubes

Nacionais

escudo do atlético mineiroescudo do botafogoescudo do corinthiansescudo do cruzeiroescudo do flamengoescudo do fluminenseescudo do gremioescudo do internacionalescudo do palmeirasescudo do santosescudo do sao pauloescudo do vasco
logo whatsapplogo instagramlogo facebooklogo twitterlogo youtubelogo tiktok

Homem mais alto do Brasil, Ninão começa no vôlei paralímpico

Atleta assinou contrato com o Paulistano sete meses após amputar a perna em cirurgia

Foto: Instagram/ninaooficiall
Escrito por

Do alto de seus 2,37m de altura, Ninão iniciou a carreira no volêi paralímpico. Meses após amputar uma das pernas, o homem mais alto do Brasil assinou com o Paulistano de olho nas Paralimpíadas de Paris, em 2024. 

Ninão jamais jogou vôlei profissionalmente, mas já praticava o esporte na infância e teve que parar por problemas de locomoção. Após a cirurgia, realizada por conta de uma osteomielite, ele começou a ser acompanhado pela delegação do Paulistano. 

- Eu praticava o esporte na minha infância, tinha muita vontade de continuar jogando, mas nunca tive a oportunidade. Agora, Deus está me proporcionando. Tudo no tempo de Deus, não é isso? - disse Ninão ao GE. 

O homem mais alto do Brasil já está em São Paulo e treinou com a delegação do Paulistano nesta segunda-feira. Em fase de adaptação, após assinar contrato por dois anos, Ninão já está sendo elogiado pelo técnico Fernando Guimarães, que também é da Seleção Brasileira. 

- Entramos em contato através da Confederação e o convidamos para integrar a equipe do Paulistano. A diretoria do clube se empolgou, ele veio e ainda está em fase de adaptação. Foi a primeira vez dele jogando. Estamos muito felizes, foi uma surpresa ver que ele é muito coordenado, tem movimentação de braço e toque - frisou, antes de completar:

- Ele aprende muito rápido, fez apenas um treino, foi muito interessante de ver. Nos dá um ânimo e uma esperança muito grande, porque ele pode ser um divisor de águas para a Paralimpíada de 2024, em Paris - concluiu. 

No vôlei paralímpico, ou sentado, competem pessoas que tem algum tipo de deficiência física relacionada a locomoção. Pela altura, a exemplo do que aconteceria na vertente olímpica da modalidade, Ninão deve ter vantagem em relação aos adversários. Contudo, ele não será o homem mais alto no esporte. 

O iraniano Morteza Mehrzad, por exemplo, tem 2,46m de altura e é considerado um dos melhores do mundo na modalidade. Acompanhado por uma equipe multidisciplinar na sede do paulistano, o objetivo de Ninão é atingir este nível.