Mais Esportes

Clubes

Nacionais

escudo do atlético mineiroescudo do botafogoescudo do corinthiansescudo do cruzeiroescudo do flamengoescudo do fluminenseescudo do gremioescudo do internacionalescudo do palmeirasescudo do santosescudo do sao pauloescudo do vasco
logo whatsapplogo instagramlogo facebooklogo twitterlogo youtubelogo tiktok

Gilbert vence e Quintana renasce das cinzas na Volta da Espanha

Belga da Quickstep vence a etapa 17, enquanto colombiano da Movistar assume a vice-liderança e deixa a briga pela taça em aberto. Mas o líder Primoz Roglic ainda é favorito

Philippe Gilbert, venceu etapa da Volta da Espanha (Foto: AFP)<br>
Escrito por

A etapa 17 da Volta da Espanha, vencida por Philippe Gilbert, belga da Quickstep, foi uma das mais atípicas dos últimos anos. Afinal, o percurso entre Aranda e Guadalajara, de 219,6km, tinha como tendência uma chegada em bloco e os velocistas buscando a vitória. Só que ocorreu a escapada de uma fuga com 20 ciclistas e eles, impondo velocidade acima da média, abriram cinco minutos para o pelotão de líderes. Gilbert fechou a prova puxando a fila dos Top14 (que terminaram até 10s atrás do belga), com o tempo de 4h20m15s, dois segundos à frente do irlandês Sam Bennett, da Bora.

Não bastasse isso, a fuga contava, além daqueles que normalmente escapam para tentar uma ou outra vitória de etapa, com sprinters e um GC (nome dado ao ciclista que briga pelo título geral), Nairo Quintana.

O colombiano da Movistar entrou na etapa em sexto lugar, 7m43s atrás do líder Primoz Roglic e praticamente fora da briga. Porém, como teve excelente estratégia e ainda contou com a ajuda de três gregários (ciclistas de sua equipe que puxaram o companheiro), ele fechou a fuga, em 14º, tirando 4m55s da diferença, assumindo a vice-liderança.

Com o resultado, Primoz Roglic (que terminou em 30º, no pelotão com os demais Top 10, 5h22s atrás) lidera na geral, com o tempo de 66h46m36s. Quintana está 2m24s atrás e Alejandro Valverde, espanhol também da Movistar, é o terceiro, com 2m48s atrás do líder.

Vale citar que Roglic, esloveno da Jumbo, é o grande favorito ao título, já que duas das quatro etapas que restam são planas (todos chegando em bloco) e tudo o que precisa será administrar as duas etapas de montanha que restam.

Uma dessas etapas é nesta quinta-feira, entre Colmenar e Becerril, de 177,5km. Caso Quintana (campeão da Volta em 2016) e Valverde (atual campeão mundial e vencedor da prova em 2009) consigam tirar um 1m30s do ponteiro, a decisão ficará em aberto. Se Roglic mantiver ou aumentar a vantagem, encaminha o seu primeiro título de Grande Volta.