Mais Esportes

Clubes

Nacionais

escudo do atlético mineiroescudo do botafogoescudo do corinthiansescudo do cruzeiroescudo do flamengoescudo do fluminenseescudo do gremioescudo do internacionalescudo do palmeirasescudo do santosescudo do sao pauloescudo do vasco
logo whatsapplogo instagramlogo facebooklogo twitterlogo youtubelogo tiktok

Finais NBA: Com Curry apagado, Wiggins vira herói improvável em vitória dos Warriors contra os Celtics

Ala canadense chamou a responsabilidade e anotou 26 pontos e 13 rebotes na vitória por 104 a 94 de Golden State. Equipe de San Francisco fica a um triunfo do título

Wiggins foi o destaque dos Warriors em vitória (Foto: Jesse D. Garrabrant/NBAE/Getty Images/Getty Images via AFP)
Escrito por

Em uma noite atípica e apagada de Stephen Curry, foi justamente um dos jogadores mais inexperientes em playoffs do elenco do Golden State Warriors que assumiu a responsabilidade e liderou o time a um resultado fundamental nas finais da NBA. Com 26 pontos e 13 rebotes, Andrew Wiggins levou Golden State a um triunfo por 104 a 94 sobre Boston Celtics, ajudando sua equipe a abrir 3 a 2 na série decisiva e ficar a apenas uma vitória do título.

O caminho de Andrew Wiggins até o protagonismo no maior palco da liga não foi fácil. Primeira escolha do Draft - processo de seleção de calouros da NBA - em 2014, o ala canadense passou pouco mais de cinco temporadas no Minnesota Timberwolves. Em meio a muitas polêmicas e derrotas, ele só tinha disputado cinco partidas de playoffs até chegar ao Golden State Warriors na temporada 2019-2020.

+ Real, United, PSG, Barcelona e mais: as barcas dos times europeus

Naquele ano, os Warriors tinham perdido Kevin Durant para o Brooklyn Nets e resolveram apostar na promessa canadense para integrar um elenco que tentava manter viva uma dinastia ameaçada. Foram duas temporadas amargando mais derrotas até a temporada 2021-22, quando Klay Thompson finalmente voltou às quadras após dois anos parado por lesão e os Warriors voltaram aos playoffs.

No meio do caminho, Wiggins foi nomeado para o All-Star Game, o jogo das estrelas da NBA. O que era para ser uma honraria acabou em polêmica, com eternas discussões entre mídia e torcedores sobre a presença do ala entre os maiores nomes da liga. A redenção de Wiggins demorou, mas parece enfim ter chegado.

Aos 26 anos, ele já havia sido fundamental no jogo 4 em Boston, com seus 17 pontos e 16 rebotes. De volta a San Francisco para o jogo 5, o ala elevou ainda mais o nível, assumindo um protagonismo que provavelmente nem ele esperava assumir em uma final tendo ao lado nomes como Steph Curry e Klay Thompson.

- Comecei bem o jogo e tentei manter a agressividade. Tudo que eu puder fazer para que o time vença, eu vou fazer. É a oportunidade de minha vida, mal posso esperar pelo próximo jogo - comentou Wiggins após a partida.

Pelos Warriors, Curry anotou 16 pontos e 8 assistências, com 7 de 22 nos arremessos de quadra. Inclusive, algo raro aconteceu com Curry. Ele terminou o jogo sem nenhuma cesta de três, coisa que não acontece desde 2018, sendo uma sequência de 233 jogos consecutivos.

Klay Thompson fez 21 pontos. Já Draymond Green contribuiu com 8 pontos, 8 rebotes e 6 assistências, mas mais uma vez saiu de quadra com 6 faltas.

Outro diferencial na partida a favor de Golden State foi a produção do banco. Os reservas anotaram 31 pontos - 15 de Gary Payton II e 14 de Jordan Poole -, enquanto Boston contou com apenas 10 pontos dos jogadores que saíram do banco.

Jayson Tatum foi o cestinha da partida com 27 pontos, além de ter pegado 10 rebotes e distribuído 4 assistências. Marcus Smart terminou o jogo com 20 pontos e 3 rebotes, enquanto Jaylen Brown fez 18 pontos e 9 rebotes.

Na quinta-feira, Andrew Wiggins pode completar a reviravolta em sua carreira e conquistar seu primeiro título da NBA quando Boston Celtics e Golden State Warriors se enfrentarem pelo jogo 6 das finais da NBA, às 22h, no TD Garden.