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FGV realiza seminário para debater rumos do esporte, pôquer, e e-sports

Evento conta com  palestras sobre e-sports, pôquer e o lugar do esporte diante dos avanços da internet na sociedade

(Fotos: Bruno Alvares, Pedro Pavanato e Colin Young-Wolff/RiotGames)
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A Fundação Getúlio Vargas promove neste sábado, no Rio de Janeiro, o VII Seminário de Gestão Esportiva FGV/FIFA/CIES, com o objetivo de debater a adequação dos esportes às transformações da sociedade. O pôquer como esporte olímpico e o crescimento dos e-Sports estão entre os temas a serem abordados durante o encontro.

- O esporte precisa estar atento às transformações da sociedade, que acontecem cada vez mais rápido. No mundo de hoje, quem não balança a rede, balança na rede. Entre os nascidos antes da geração do Milênio, 45% das pessoas preferem esportes e 13% e-Sports, na geração do Milênio há empate, 27% preferem esportes e 27% e-Sports. O que acontece a partir da geração Z? - questiona Pedro Trengrouse, coordenador acadêmico FGV/FIFA/CIES.

Nomes como Patrick Nally, presidente da International Federation of Poker (IFP) e ícone do marketing esportivo mundial; Igor Federal, Fundador da Confederação Brasileira Texas Hold’em (CBTH); e Andre Akkari, atleta PokerStars, são alguns dos palestrantes que vão abordar o pôquer como esporte olímpico.

- O Brasil já tem cerca de 8 milhões de jogadores e 500 clubes registrados. O Circuito Brasileiro de Poker (BSOP), um dos maiores campeonatos de pôquer do mundo, distribui mais de R$ 50 milhões por ano em prêmios, o mesmo que a CBF na Copa do Brasil - ressalta Trengrouse.

Zeynep Gencaga, Fernanda Lobão, João Sobreira e Arnon de Mello são os convidados para abordar o tema e-Sports e vão apresentar um panorama do crescimento do setor em todo o mundo, com exemplos concretos como a estratégia digital da NBA e iniciativas da Go4it. Já Carlos Fonseca e Roberto Iervolino vão discutir sobre modalidades como League of Legends, DOTA e outros que estão ganhando cada vez mais espaço no Brasil com o senador Roberto Rocha, que fala sobre seu Projeto de Lei para regular esportes eletrônicos no país.

- Em 2016, o Campeonato de League of Legends levou 20 mil pessoas ao Staples Center e teve audiência de 43 milhões de pessoas online. Em 2011, a premiação do Campeonato de DOTA era de USD 1,6 milhão; em 2016, USD 20,8 milhões, maior que da Copa Libertadores.

Os rumos do esporte no mundo virtual também ganhará espaço no seminário. Maureen Flores, José Renato Hopf e Edoardo Sigaud vão falar sobre as tendências do esporte na internet, ICOs em clubes de futebol e o engajamento de torcedores através da tecnologia durante o painel “Esporte na Rede”.