Mais Esportes

Clubes

Nacionais

escudo do atlético mineiroescudo do botafogoescudo do corinthiansescudo do cruzeiroescudo do flamengoescudo do fluminenseescudo do gremioescudo do internacionalescudo do palmeirasescudo do santosescudo do sao pauloescudo do vasco
logo whatsapplogo instagramlogo facebooklogo twitterlogo youtubelogo tiktok

Felipe Massa dá novo passo em busca da recuperação do título da F1 de 2008

Ex-piloto da categoria oficializa processo contra FIA, FOM e Bernie Ecclestone

Massa se viu prejudicado pela atitude de outro brasileiro (Foto: Arquivo Lance!)
Escrito por

O brasileiro Felipe Massa, ex-piloto de Fórmula 1, oficializou nesta segunda-feira (11), na King's Bench Division da Corte Superior de Londres, um processo contra a Federação Internacional de Automobilismo (FIA), a Formula One Management (FOM) e Bernie Ecclestone, ex-chefão da categoria, para conseguir reconhecimento como campeão mundial de Fórmula 1 de 2008.

➡️ Siga o Lance! no WhatsApp e acompanhe em tempo real as principais notícias do esporte

- Sempre disse que iria brigar até o final. Como a FIA e a FOM decidiram não fazer nada, buscaremos a correção dessa injustiça histórica nos tribunais. O assunto agora está com os advogados e eles estão plenamente autorizados a fazer o que for necessário para que a justiça no esporte seja feita - declarou Massa, que atualmente disputa a Stock Car.

➡️ No 100º pódio da carreira de Verstappen, revelação da Fórmula 1 ‘rouba a cena’

O QUE ACONTECEU EM 2008?

O brasileiro, que estava em plena luta pelo título, viu a taça escapar por conta de um único ponto no campeonato. Com isso, Lewis Hamilton se sagrou como o grande campeão daquela temporada.

Massa e Hamilton rivalizaram pelo título naquele ano (Foto: HUSEYIN CAGLAR / AFP)

Contudo, em 2023, Bernie Ecclestone revelou que sabia da intencionalidade de uma batida do piloto Nelson Piquet Júnior, que corria pela Renault, para beneficiar o companheiro de equipe Fernando Alonso.

Naquela corrida, Massa estava na primeira colocação. Entretanto, a batida de Piquet Jr forçou a entrada do Safety Car na pista. Tal ação teve relação direta com a queda de Felipe da 1ª posição para 13ª, que não resulta em pontuação.

O chefão da FIA sabia sobre o ocorrido ainda na temporada de 2008, o que permitiria uma investigação e até uma ação de revisão sobre a corrida. Todavia, Ecclestone optou pelo silêncio para manter a integridade da Fórmula 1.

Diante dessa história, Felipe Massa enviou cartas em agosto do ano passado para contestar o título e buscar reconhecimento da conquista, além de indenização por danos e lucros cessantes.