Mais Esportes

Clubes

Nacionais

escudo do atlético mineiroescudo do botafogoescudo do corinthiansescudo do cruzeiroescudo do flamengoescudo do fluminenseescudo do gremioescudo do internacionalescudo do palmeirasescudo do santosescudo do sao pauloescudo do vasco
logo whatsapplogo instagramlogo facebooklogo twitterlogo youtubelogo tiktok

Ex-jogador do Flamengo é alvo de racismo em jogo de basquete na Espanha

Atualmente no Ratiopharm Ulm, da Alemanha, armador da Seleção Brasileira é chamado de "macaco" por torcedores criminosos; CBB publica nota de repúdio

Yago Mateus foi vítima de ataques racistas durante partida da EuroCup (Foto: Reprodução)
Escrito por

Armador da Seleção Brasileira e ex-jogador campeão mundial pelo Flamengo, Yago Mateus foi vítima de racismo durante partida de basquete na Espanha. Atualmente no Ratiopharm Ulm, da Alemanha, o atleta foi chamado de "mono" (macaco, em português) por torcedores criminosos no decorrer do duelo contra Joventut, válido pela EuroCup, nesta terça-feira. A CBB se pronunciou sobre o crime praticado contra o brasileiro.

Yago foi ofendido inúmeras vezes durante o confronto. Quando as câmeras focaram no armador, foi possível ver uma das autoras dos crimes proferindo a palavra "mono", enquanto outras pessoas riam e compactuavam com o racismo. Mesmo abalado, o atleta seguiu em quadra.

+ Quem vai disputar e quando vai ser o Super Bowl?

Tanto Yago quanto a equipe alemã e a FIBA Europa, federação europeia de basquetebol, ainda não se manifestaram. A Confederação Brasileira de Basketball (CBB) publicou uma nota oficial, na qual ressalta que exigirá a identificação e punição dos racistas envolvidos no ato.

Confira o comunicado na íntegra:

- A CBB repudia veementemente o crime de racismo praticado contra o atleta Yago dos Santos, do Ratiopharm Ulm e da Seleção Brasileira, durante a partida da equipe alemã e o Badalona, na Espanha, pela EuroCup, nesta última terça-feira.

O crime está gravado em vídeo e a identificação é fácil e rápida. A CBB espera que as autoridades espanholas atuem com o rigor da lei e que crimes como esse não passem mais impunes. Yago, estamos com você, e temos a certeza que NADA irá pará-lo.

De antemão, a Confederação Brasileira de Basketball, através do seu presidente, Guy Peixoto Jr, irá protocolar junto à EuroCup um pedido de investigação do caso para que os responsáveis pelo crime sejam identificados e punidos na esfera esportiva e civil, de acordo com as leis espanholas.

- Não podemos aceitar que crimes como esse sigam acontecendo no esporte de forma impune. A Confederação Brasileira de Basketball fará o que for possível dentro da sua alçada para que outros atletas não passem por isso, e que os criminosos sejam punidos com o rigor da lei - disse o presidente Guy Peixoto jr.

A Seleção Brasileira é a sua casa, o basquete brasileiro te ama e você conta conosco sempre!