Mais Esportes

Clubes

Nacionais

escudo do atlético mineiroescudo do botafogoescudo do corinthiansescudo do cruzeiroescudo do flamengoescudo do fluminenseescudo do gremioescudo do internacionalescudo do palmeirasescudo do santosescudo do sao pauloescudo do vasco
logo whatsapplogo instagramlogo facebooklogo twitterlogo youtubelogo tiktok

Dirigentes do Quênia são suspensos da Iaaf por suspeita de corrupção

Cartolas podem ter encoberto casos de doping em esquema para desviar fundos da Nike 

David Okeyo, vice-presidente da Federação Queniana de Atletismo, é um dos suspeitos (Foto: Divulgação)
Escrito por

A Federação Internacional de Associações de Atletismo (IAAF, em inglês) anunciou nesta segunda-feira a suspensão de três dirigentes do Quênia por suspeitas de corrupção.

Isaiah Kiplagar, presidente da Federação Queniana de Atletismo, David Okeyo, vice-presidente da entidade, e Joseph Kinyua, ex-tesoureiro da associação, são investigados por envolvimento em um escândalo de desvio de fundos da Nike, fornecedora de material esportivo da entidade.

O esquema funcionaria com a participação dos cartolas, que encobririam casos de doping na modalidade. Kiplagar ainda teria recebido da federação dois veículos motorizados entre 2014 e 2015. A suspensão tem valor imediato e validade de 180 dias. A Nike nega participação no caso.

"O presidente (do comitê de ética) determinou a suspensão provisória para avaliação cuidadosa de queixas, provas e informações", informou a Iaaf em comunicado.

Desde 2012, 43 atletas quenianos foram banidos por testarem positivo em exames antidoping.