Mais Esportes

Clubes

Nacionais

escudo do atlético mineiroescudo do botafogoescudo do corinthiansescudo do cruzeiroescudo do flamengoescudo do fluminenseescudo do gremioescudo do internacionalescudo do palmeirasescudo do santosescudo do sao pauloescudo do vasco
logo whatsapplogo instagramlogo facebooklogo twitterlogo youtubelogo tiktok

Dirigentes celebram volta da Maserati com foco na Fórmula E

Novo Gen3 estreia no grid a partir da nona temporada do Mundial de carros elétricos&nbsp;<br>

Maserati estará em ação na próxima temporada da Fórmula E (Foto: Divulgação)
Escrito por

A Maserati anunciou na última terça-feira que voltará às corridas em 2023 e escolheu o Campeonato da ABB FIA Fórmula E para o retorno. Com o automobilismo e a competição enraizados em seus genes, a marca é a primeira da Itália a competir no Mundial dos carros elétricos.

A Maserati vai estrear no grid a partir da nona temporada com o novo Gen3, o carro de corrida da Formula E mais rápido, leve e poderoso de todos os tempos. O Gen3 terá uma série de inovações tecnológicas, de design e produção de líderes do setor.

- Estamos muito orgulhosos de estar de volta onde pertencemos como protagonistas no mundo das corridas. Somos movidos por paixão e inovadores por natureza. Temos uma longa história de excelência de classe mundial em competição e estamos prontos para impulsionar o desempenho no futuro - disse Davide Grosso, CEO da Maserati.

O compromisso da Maserati com a mobilidade elétrica é impulsionado por uma onda de nova energia, agora acelerada para funcionar em velocidade máxima com o Folgore, a linha elétrica completa.

Todos os novos modelos Maserati também estarão disponíveis em versões 100% elétricas, incluindo Maserati Grecale, Maserati GranTurismo e GranCabrio e o supercarro esportivo Maserati MC20.

- Estamos orgulhosos de receber a Maserati em sua nova casa no automobilismo de classe mundial. O Campeonato Mundial ABB FIA Formula E é o auge das corridas elétricas. Ele fornece o ambiente perfeito para as marcas de carros de alto desempenho mais dinâmicas e inovadoras para mostrar suas capacidades tecnológicas juntamente com suas ambições esportivas - comemorou Alejandro Agag, fundador e presidente da F-E.

O Campeonato Mundial da Formula E oferece à Maserati uma plataforma perfeita para mostrar a sua herança sem precedentes nas corridas e a Folgore um ambiente onde o alto desempenho e a inovação coexistem fortemente.

Desde o início, as corridas da Fórmula E nas ruas das cidades mais icônicas do mundo, incluindo Nova York, Mônaco, Berlim, Cidade do México, Londres e Roma, levaram os carros elétricos para todo o mundo hoje indo mais longe por meio de aumentos na eficiência energética, melhorias no alcance da bateria e avanços no desenvolvimento de força.

- Estamos muito satisfeitos pela Maserati se juntar à era Gen3 da Fórmula E e desempenhar um papel decisivo na reimaginação do futuro do automobilismo. A Formula E corre no coração das cidades mais emblemáticas do mundo e é seguida apaixonadamente por um público global progressivo. Nossos milhões de fãs em todo o mundo ficarão emocionados ao ver a Maserati se alinhar no grid como uma das marcas de carros elétricos de elite do mundo”, completou Jamie Reigle, CEO da F-E.

A Maserati nasceu na pista com audácia, primeiro dos irmãos Maserati, depois dos seus pilotos. Sua estreia nas corridas foi há 96 anos. O primeiro carro de corrida a ostentar o logotipo Trident no capô foi o Tipo 26, que estreou na Targa Florio em 1926, conquistando o primeiro lugar na classe até 1,5 L, com Alfieri Maserati ao volante.

Trinta e um anos depois, Juan Manuel Fangio venceu o Campeonato Mundial de F1 com a Maserati em 1957. A última vez que a Maserati foi vista em um único lugar foi com Maria Teresa De Filippis, a primeira mulher a se classificar para um Grande Prêmio de Formula 1, a bordo de um 250F.

Sua última aparição nas corridas foi com o inédito MC12, que venceu 22 corridas (incluindo 3 vitórias nas 24 Horas de Spa) e 14 títulos em Campeonatos de Construtores, Campeonatos de Pilotos e Campeonatos de Equipes no FIA GT, a partir de 2004 até 2010.