Mais Esportes

Clubes

Nacionais

escudo do atlético mineiroescudo do botafogoescudo do corinthiansescudo do cruzeiroescudo do flamengoescudo do fluminenseescudo do gremioescudo do internacionalescudo do palmeirasescudo do santosescudo do sao pauloescudo do vasco
logo whatsapplogo instagramlogo facebooklogo twitterlogo youtubelogo tiktok

Conselho mantém Edson Menezes na presidência do Comitê Rio-2016

O vice-presidente do conselho comandará a entidade por 180 dias; Novo presidente será eleito após fim deste período

Nuzman se afastou da presidência do Comitê Rio-2016 no dia sete de outubro Reprodução
Escrito por

Os membros do conselho do Comitê Organizador dos Jogos Olímpicos Rio-2016 se reuniram nesta terça-feira para discutir a reestruturação da governança após o afastamento de seu presidente, Carlos Arthur Nuzman, preso pela Operação 'Unfair Play' . Pelos próximos 180 dias, a entidade será comandada pelo primeiro vice-presidente do conselho, Edson Menezes. Após este período, uma nova reunião elegerá no novo presidente. 

A opção pela manutenção de Menezes no comando do Comitê Rio-2016 (estava no cargo desde a licença de Nuzman) baseou-se no que prevê o estatuto da entidade. Segundo ele, em caso de vacância temporária da presidência, o primeiro vice-presidente assume.

- Aplicou-se a regra estatutária, o afastamento temporário do presidente implica que o primeiro vice-presidente assume. Os trabalhos vão continuar. O afastamento de Nuzman é temporário e o estatuto prevê que, nessas hipóteses, a presidência seja exercida, temporariamente, pelo vice-presidente, que é o Edson Menezes. Não há propriamente uma deliberação a esse respeito, apenas a aplicação da regra estatutária. O Comitê segue em busca da solução definitiva de todos os seus problemas. Notoriamente, o Comitê tem créditos a solver. As soluções estão sendo buscadas e serão encontradas. O assunto não foi alvo de debate, apenas a aplicação da regra. Quanto às demais deliberações, elas constam da ata que, infelizmente, não é pública - comentou o advogado Sergio Mazzillo em entrevista ao SporTV.

De acordo com a Folha de S. Paulo, Luiza Trajano é a favorita a assumir o posto de Nuzman. A segunda opção seria Manoel Felix Cintra Neto. Também existe a possibilidade de a entidade operar sem um presidente.