Mais Esportes

Clubes

Nacionais

escudo do atlético mineiroescudo do botafogoescudo do corinthiansescudo do cruzeiroescudo do flamengoescudo do fluminenseescudo do gremioescudo do internacionalescudo do palmeirasescudo do santosescudo do sao pauloescudo do vasco
logo whatsapplogo instagramlogo facebooklogo twitterlogo youtubelogo tiktok

Comissão do Esporte da Câmara dos Deputados aprova audiência pública sobre ‘Caso Wallace’

Requerimento do deputado federal Luiz Lima (PL/RJ) é aprovado nesta quarta-feira; oposto do Cruzeiro, com a presença de representantes do COB e da CBV, será ouvido

Campeão olímpico com a Seleção Brasileira, Wallace teve punição aumentada para mais cinco anos pelo Conselho de Ética do COB (Foto: Reprodução/Twitter)
Escrito por

A Comissão de Esporte da Câmara dos Deputados aprovou, nesta quarta-feira, a realização de uma audiência pública para discutir o "Caso Wallace". Punido por mais cinco anos pelo Conselho de Ética do COB (CECOB) por, de acordo com a entidade, descumprir punição de 90 dias ao entrar em quadra pelo Cruzeiro na final da Superliga, o atleta será ouvido com a presença de representantes do Comitê Olímpico do Brasil (COB), da Confederação Brasileira de Vôlei (CBV), do STJD do vôlei e do Comitê Olímpico Internacional (COI). O requerimento foi apresentado por Luiz Lima (PL/RJ), ex-nadador com currículo olímpico.

A defesa de Wallace considera a punição descabida. O oposto do Cruzeiro, atual campeão do Sul-Americano e da Superliga, sugeriu, nas redes sociais, que os seus seguidores atirassem em Luiz Inácio Lula da Silva, Presidente da República. Após o ato, foi punido por 90 dias - em vigor desde o dia 3 de fevereiro -, mas descumpriu a medida com liberação do Centro Brasileiro de Mediação e Arbitragem (CBMA) e aval da CBV.

+ Conselho de Ética do COB pune Wallace por cinco anos e suspende CBV por descumprimento de medida

Ministra do Esporte, Ana Moser foi convidada para a discussão da proposta. Jorge Messias, que comanda a Advocacia Geral da União (AGU), órgão que denunciou Wallace ao COB após as postagens de incitação à violência sobre a autoridade máxima do Brasil, também foi chamado.

O tema da proposta não cita Wallace (consta, em documento, o pedido para "debater os conflitos de normas no direito desportivo"), mas o objetivo é ouví-lo para tratar da punição. Para justificar a importância da audiência diante da Comissão de Esporte, Luiz Lima comparou a situação com o caso do goleiro Bruno, ex-Flamengo e Atlético, que voltou a atuar após cumprir pena por homicídio e ocultação de cadáver de Eliza Samúdio, mãe de seu filho, além de sequestro e cárcere privado de Bruninho.

- A punição foi de 90 dias, excessiva demais, impedindo o jogador de trabalhar. Gostaria de lembrar do caso Bruno, que assassinou a mãe do seu filho. Até o jogador Bruno era liberado para trabalhar - declarou.

A audiência ainda não foi marcada. Além dos representantes das entidades, Alberto Murray, ex-presidente do Conselho de Ética do COB, que é contrário à decisão da instituição, e Leonardo Andreotti, advogado de Wallace, também estarão presentes.