Mais Esportes

Clubes

Nacionais

escudo do atlético mineiroescudo do botafogoescudo do corinthiansescudo do cruzeiroescudo do flamengoescudo do fluminenseescudo do gremioescudo do internacionalescudo do palmeirasescudo do santosescudo do sao pauloescudo do vasco
logo whatsapplogo instagramlogo facebooklogo twitterlogo youtubelogo tiktok

Com virada no último quarto, Pinheiros derrota Vasco pelo NBB

Equipe paulista fica atrás do placar durante grande parte do duelo, mas cresce em momento decisivo e garante importante triunfo em São Januário, fora de casa

(Foto: Divulgação/NBB)
Escrito por

Nesta terça-feira, o Pinheiros superou o Vasco por 71 a 65 em um jogo marcado por uma grande reviravolta no último quarto na quadra de São Januário, local do duelo, pelo NBB. O destaque do duelo foi Renato Carbonari, que liderou a atuação coletiva dos visitantes.

Com a vitória, o Pinheiros se mantém na terceira posição, chegando à marca de nove vitórias e três derrotas, igualando a campanha do Flamengo, vice-líder da competição. A equipe paulista provavelmente ficará no Rio de Janeiro, já que o próximo compromisso será contra o Botafogo, na quinta-feira, no Ginásio Oscar Zelaya.

O Vasco, por sua vez, ainda não garantiu uma vaga na Copa Super 8, já que está com um retrospecto de quatro vitórias e sete derrotas. O Cruz-Maltino voltará às quadras na próxima sexta-feira, também no ginásio de São Januário, para enfrentar o Mogi das Cruzes, quarto colocado na tabela.

Primeiro quarto é equilibrado
A partida começou em um ritmo lento, já que as duas equipes pareciam sentir o ritmo do jogo e cometer muitos erros por conta de decisões afobadas. Após seis minutos no período, apenas dez pontos - contando as duas equipes - haviam sido computados, o que prova que a quantidade de erros falou mais alto na primeira metade do período.

As equipes passaram a conviver com um melhor aproveitamento na reta final do quarto, quando a partida ficou bem equilibrada, já que o Pinheiros conseguiu reverter a vantagem de seis pontos que o Vasco havia construído no início do duelo. Com a melhora nos arremessos de quadra, principalmente os que valiam três pontos, os dez primeiros minutos da partida terminaram com uma vantagem de 19 a 18 para o Cruz-Maltino.

Vasco forte no ataque na reta final do segundo período
O segundo quarto começou da mesma maneira que o primeiro terminou: um jogo equilibrado, com as duas equipes mais calmas quando estavam com a posse da bola. Em certo momento, o Pinheiros até conseguiu virar o placar, mas logo encontrava uma reação do Vasco, o que não permitia que o placar ficasse com uma longa vantagem para alguma das equipes.

Quando tudo se encaminhava para um fim de período praticamente igual, surgiu a estrela de Duda Machado, que marcou sete pontos nos últimos dois minutos e liderou o Vasco em um momento de grande aproveitamento no jogo, com uma boa marcação e bons movimentos no ataque. Por conta dessa pressão na reta final, o Cruz-Maltino foi para o intervalo vencendo por 38 a 29.

Pinheiros diminui a vantagem
As duas equipes voltaram anotando pontuações, o que era positivo, em tese, para o Vasco, que permanecia com sua vantagem no placar. Diferente dos outros dois quartos, porém, o Cruz-Maltino sentiu uma maior dificuldade para se defender, já que a equipe visitante voltou para quadra com um melhor desempenho, principalmente na defesa.

Gemerson, autor de onze pontos no terceiro período, era o atleta que conseguia manter a vantagem do Vasco, que não conseguiu suportar o jogo coletivo do Pinheiros, que venceu o quarto por 22 a 18 e diminuiu a vantagem da equipe da casa para apenas cinco pontos, com um 56 a 51 no placar.

Equipe visitante consegue a virada
O Pinheiros conseguiu manter o mesmo ritmo e cresceu na hora certa: nos últimos dez minutos da partida. O quarto período foi marcado por uma atuação inteligente da equipe paulista, que limitou o desempenho ofensivo do Vasco a apenas sete pontos, e, por outro lado, foi muito inteligente na parte ofensiva, rodando a bola com sabedoria e marcando 20 pontos.

Apesar de ter ficado atrás do placar durante praticamente toda a partida, os comandados de César Guidetti souberam lidar com o casaço do Vasco para reveter o placar em poucos minutos. Quando o Pinheiros estava com a vantagem, a equipe passou a administrar o resultado, com destaque para o experiente Renato Carbonari, que fez onze pontos no quarto.

Destaques da partida
Vasco
Gemerson: 17 pontos e 10 rebotes
Duda Machado: 15 pontos
Caio Torres: 10 pontos e 8 rebotes

Pinheiros
Renato Carbonari: 13 pontos e 4 rebotes
Isaac: 12 pontos, 3 assistências e 8 rebotes
Betinho: 9 pontos e 5 assistências