Mais Esportes

Clubes

Nacionais

escudo do atlético mineiroescudo do botafogoescudo do corinthiansescudo do cruzeiroescudo do flamengoescudo do fluminenseescudo do gremioescudo do internacionalescudo do palmeirasescudo do santosescudo do sao pauloescudo do vasco
logo whatsapplogo instagramlogo facebooklogo twitterlogo youtubelogo tiktok

COI anuncia que Tocha Olímpica ficará exposta em Fukushima

Símbolo da esperança dos Jogos permanecerá, até dia 30, no Centro de Treinamento J-Village, na cidade atingida por tsunami, terremoto e colapso nuclear em 2011

Tocha Olímpica ficará em cidade que foi atingida por tsunami, terremoto e colapso nuclear em 2011 (Foto: Erika Shimamoto/Tokyo 2020)
Escrito por

Nesta quinta, o Comitê Olímpico Internacional (COI) anunciou que a Tocha Olímpica ficará em exibição no centro nacional de treinamento J-Village, em Fukushima, até o dia 30 de abril. A cidade foi atingida por tsunami, terremoto e colapso nuclear em 2011, e é sinônimo da reconstrução do país. A chama, que é o símbolo da esperança dos Jogos, permanecerá exposta diante da pandemia global de coronavírus que atinge o mundo. 

Em um comunicado publicado no site oficial do COI, o presidente da entidade, Thomas Bach, destacou a força da representatividade da Tocha Olímpica, sobretudo no atual momento em que o mundo convive com um vírus silencioso e devastador.

- A chama olímpica de Tóquio 2020 já representava uma luz guia para as pessoas do Japão e um símbolo da recuperação do país. Com a emergência da Covid-19, a chama adquire um novo simbolismo, como um farol de esperança para todos os países do mundo, durante estes momentos desafiantes - ressaltou Bach.

Vale destacar, que em 2011,  foram 15 mil mortos em Fukushima, com um terremoto de 9,1 graus na escala Richter, o colapso de três reatores nucleares e um tsunami. Dessa forma, em meio à pandemia, o acesso ao lugar de exposição da chama olímpica será restrito para evitar o contágio e a disseminação do COVID-19 pelo país.

Antes de chegar ao Japão, ocorreu uma cerimônia restrita em Atenas, na Grécia, no Estádio Panatenaico. Assim, em 20 de março, o símbolo da esperança chegou ao país-sede, na Base Aérea da Força de Autodefesa Aérea do Japão em Matsushima, na província de Miyagi. 

Com isso, o revezamento começará no ponto zero do desastre natural e caminhará por todo o Japão, até chegar ao Estádio Olímpico, lugar de abertura dos Jogos, no dia 23 de julho de 2021.