Mais Esportes

Clubes

Nacionais

escudo do atlético mineiroescudo do botafogoescudo do corinthiansescudo do cruzeiroescudo do flamengoescudo do fluminenseescudo do gremioescudo do internacionalescudo do palmeirasescudo do santosescudo do sao pauloescudo do vasco
logo whatsapplogo instagramlogo facebooklogo twitterlogo youtubelogo tiktok

Ciclismo: Alaphilippe assume culpa por erro que custou vitória na Bélgica

Na Liège-Bastogne-Liège realizada no último domingo,  atual campeão mundial fechou rivais, comemorou o triunfo antes da hora e acabou ultrapassado na chegada

Alaphilippe celebra a vitória antes da hora e se esquece de Roglic (de amarelo) , que o ultrapassa na chegada. Depois, o francês ainda foi punido por ter fechado os rivais no sprint final  (AFP)
Escrito por

Campeão mundial de ciclismo (conquista que obteve há duas semanas), o francês Julian Alaphilippe viralizou nas redes sociais. Na chegada da Liège-Bastogne -Liège, (uma das cinco mais tradicionais provas de um dia do ciclismo mundial, chamadas Monumento), ele, após liderar o sprint final e ter duas bicicletas de vantagem, abriu os braços para comemorar a vitória nos últimos cinco metros antes da chegada. Acabou sendo ultrapassado por Primoz Roglic, que ficou com o título. A foto da chegada ganhou o mundo, mas a verdade é que Alaphilippe não venceria mesmo se cruzasse na frente: por ter fechado os rivais, no início do sprint final - que tinha ele, os eslovenos Roglic, Tadej Pogacar e Matej Mohoric, e o suíço Marc Hirschi - Alaphilippe acabou punido, caindo para o fim deste pelotão, em quinto lugar.

Nesta segunda-feira, Alaphilippe comentou a punição:

- Assumo o erro. Comecei o meu sprint a 200 metros da chegada, mas depois cometi este erro, pelo qual assumo toda a responsabilidade. Estou ciente de que o meu desvio causou um problema aos outros pilotos e peço desculpas por isso, mas quero frisar que não o fiz de propósito. Aceito a decisão do júri e tudo o que posso fazer agora é me concentrar nas próximas corridas.

Sobre a comemoração antes da hora, motivo de tantas memes pelo mundo, ele preferiu não tecer comentários.

Vale citar que, por causa da pandemia, a temporada do ciclismo foi prejudicada, com muitas provas se encavalando num curto espaço de tempo. Tanto que a Liège-Bastogne-Liège ocorreu no mesmo dia em que se disputava a segunda etapa do Giro da Itália.

Assim, a prova contou com a presença de vários ciclistas de ponta que disputaram o Tour de France (encerrado há três domingos) e declinaram do Giro (que tem 21 etapas e é duríssimo). Não por acaso, os três primeiros colocados foram ciclistas que brilharam no tour, vencendo várias etapas da prova francesa: Primoz Roglic (esloveno da Ineos, vice-campeão) o campeão Tadej Pogacar (esloveno da Emirates e o campeão do Tour-2020) e Marc Hirschi (suíço da Sunweb, que foi o atleta mais combativo do Tour).