Mais Esportes

Clubes

Nacionais

escudo do atlético mineiroescudo do botafogoescudo do corinthiansescudo do cruzeiroescudo do flamengoescudo do fluminenseescudo do gremioescudo do internacionalescudo do palmeirasescudo do santosescudo do sao pauloescudo do vasco
logo whatsapplogo instagramlogo facebooklogo twitterlogo youtubelogo tiktok

Cairo Santos vira quarterback na vitória do Kansas. Denver, 1º na AFC

Kicker lança para 3 jardas e se torna primeiro brazuca a completar passe na NFL. Broncos vence no retorno de Peyton Manning e termina com a melhor campanha na AFC 

Cairo Santos inovou. Na única oportunidade que teve para o field goal,  a jogada falhou e ele  arriscou um passe de 3 jardas para o Kansas City (Foto: Peter Aiken/AFP)
Escrito por

O kicker brasileiro Cairo Santos protagonizou um lance inusitado na vitória do Kansas City Chiefs sobre o Oakland Raiders. No último quarto, quando iria tentar um field goal, o único brasileiro na NFL, ao ver que o chute não seria possível (por um erro no passe), pegou a bola e acertou um lançamento de três jardas para Anthony Sherman. Como o lance era uma quarta descida para 21 jardas, este pequeno avanço pouco valeu e o time devolveu a bola. Mas entra para a história como o primeiro passe de um brasileiro na NFL.

Embora o Kansas, já classificado para os playoffs, tenha encerrado com chave de ouro a campanha na temporada regular da NFL conseguindo a sua décima vitória seguida (chegou a ter 1v5d e encerrou com 11v e 5d), o time não conseguiu o título da AFC Oeste. Afinal, o Denver Broncos - que teve a volta de Peyton Manning no segundo tempo - derrotou o San Diego Charges por 27 a 20 e terminou com 12 vitórias e 4 derrotas.

O incrível é que o Denver terminaria como o quinto colocado da AFC se perdesse. Mas venceu e, com a surpreendente derrota do Patriots e a combinação dos outros resultados, terminou como o campeão da AFC. Assim, folgará na primeira rodada e terá a vantagem de jogar em casa todas as partidas dos playoffs.
Com isso, os jogos da repescagem da AFC (wildcard) estão definidos: Cincinnati Bengals x Pittsburgh Steelers e Houston Texans x Kansas City Chiefs. Os vencedores avançarão para as finais de divisão e enfrentarão como visitantes Denver Broncos e Cincinnati Bengals.


Cairo Santos vira "quarterback"

O Kansas City começou com tudo. Seus dois primeiros ataques terminaram em touchdowns (recepção de 25 jardas de Maclin e corrida de 3 jardas de Ware, com Cairo Santos acertando os dois extra-points para colocar o time com 14 a 0 no primeiro quarto. No quarto seguinte deu branco no quarterback Alex Smith, que sofreu duas interceptações, sendo que na segunda o Oakland retornou para TD, encostando o placar em 14 a 10.

Na volta do intervalo, o time da casa voltou pressionando. marcou dois pontos num safety (quando o quarteback adversário é derrubado dentro do seu próprio gol (a end zone) e amliou para 23 a 10 numa corrida de 15 jardas de Demetrius Harris. Com ma boa vantagem, o time administrou o tempo, teve aquele lance curioso de Cairo Santos, chegou a levar um TD, mas nada que assustasse. E, como o seu jogo terminou muito primeiro, ficou de olho no duelo do Denver Broncos.


Peyton volta e Denver é campeão da AFC

A vitória do Denver Broncos por 27 a 20 sobre o San Diego Chargers foi dramática.  Tudo porque o quarterback Brock Osweiler teve atuação ridícula e obrigou o treinador Gary Kubiak a colocar em campo o veterano Peyton Manning - fora do time há dois meses e ainda não totalmente recuperado de lesão - para evitar a derrota que tiraria o time do primeiro lugar.

Afinal, exceto pelo TD de 72 jardas de Demarius Thomas logo com 20 segundos de jogo, o time da casa foi uma catástrofe, sofrendo dois fumbles (com perda da bola), duas interceptações e devolvendo a bola (punt) nos seis ataques seguintes. Felizmente, o San Diego não foi muito eficaz e conseguiu apenas dois field goals, com o primeiro tempo terminando 7 a 6.

O terceiro quarto começou com uma nova perda de bola do Denver. Só que desta vez o San Diego aproveitou a recuperação e chegou ao primeiro TD numa corrida de 13 jardas de Antonio Gates.

Como Brock Osweiler estava afundando o Denver, o treinador colocou Peyton Manning em campo. O maior recordista de TDs e jardas, recuperado de lesão e de volta após cinco rodadas, encaixou três de quatro passes e levou o time até a linha de 1 jarda. Aí foi só o running back CJ Anderson correr para fazer 14 a 13. No último quarto, um field goal de Brandon McManus levou o Denver a 17 a 13. Dava para festejar? Que nada. Na primeira jogada do San Diego, Philip Rivers fez lançamento de 80 jardas para Tyrell Williams. San Diego 20 a 17.

O Denver empatou o jogo e conseguiu uma interceptação que, na jogada seguinte, Ronnie Hillman correu para 23 jardas, fazendo 27 a 20. Como o último ataque era do San Diego, a partida seguiu dramática até os segundos finais, quando somente aí a torcida do Denver respirou tranquila e festejou um título de AFC que acabou caindo no seu colo com a derrota do Patriots. 

Brock Osweiler fechou o jogo com 14 passes certos em 22, com 232 jardas, 1 passe para TD e 2 interceptações. Manning encerrou com 5 passes em 9, com 69 jardas. 


Na NFC, Seattle arrasa Arizona Cardinals

Quem imaginava que o Seattle Seahawks - campeão da NFL em 2014 e vice em 2015 mas sem o craque Marshall Lynch (machucado) há várias rodadas - não seria páreo para o Arizona Cardinals, segundo melhor time da NFC e que jogava em casa, enganou-se. Com uma atuação espetacular em todos os setores no primeiro tempo e com o seu especialista de retorno de punt, Tyler Lockett, fantástico, o Seattle arrasou o rival por 36 a 6. Na verdade, o Seattle matou o rival no primeiro tempo, que terminou 30 a 6. Na etapa final o jogo correu solto, com os times nitidamente evitando jogadas mais fortes para evitar lesões.
Lockett fez 4 retornos para 128 jardas. O quarterback Russell Wilson também foi muito bem, com 19 passes em 28 tentativas, 197 jardas, 3 Tds e nenhuma interceptação. Russell também correu para 13 jardas e se tornou o primeiro quarterback da história da NFL a fechar a temporada regular com mais de 4000 jardas, 30TDs ou mais e 500 jardas ou mais em corridas.

RODADA 17 DA NFL (ÚLTIMA DA TEMPORADA REGULAR)

DOMINGO (3/1)


Atlanta Falcons 17 x 20 New Orleans Saints
Buffalo Bills 22 x 17 New York Jets
Chicago Bears 20 x 24 Detroit Lions
Cincinnati Bengals 24 x 16 Baltimore Ravens
Cleveland Browns 12 x 28 Pittsburg Steelers
Dallas Cowboys 23 x 34 Washington Redskins
Houston Texans 30 x 6 Jacksonville jaguars
Indianapolis Colts 30 x 24 Tennessee Titans
Miami Dolphins 20 x 10 New England Patriots
New York Giants 30 x 35 Philadelphia Eagles
Arizona Cardinals 6 x 36 Seattle Seahawks
Carolina Panthers 38 x 10 Tampa Bay Buccaneers
Denver Broncos 27 x 20 San Diego Chargers
Kansas City Chiefs 23 x 10 Oakland Raiders
San Francisco 49ers 19 x 16 Saint Luis Rams

Jogo não encerrado
Green Bay Packers x Minnesota Vikings


Classificação

AFC

AFC Leste
1º New England Patriots (12 vitórias e 4 derrotas) - Classificado para os playoffs
2º New York Jets (10 vitórias e 6 derrotas) - Eiminado
3º Buffalo Bills (8 vitórias e 8 derrotas) - Eliminado
4º Miami Dolphins (6 vitórias e 10 derrotas) - Eliminado


AFC Norte
1º Cincinnati Bengals (12 vitórias e 4 derrotas) - Classificado para os playoffs
2º Pittsburgh Steelers (10 vitórias e 6 derrotas) - Classificado para os playoffs
3º Baltimore Ravens (5 vitórias e 11 derrotas) - Eliminado
4º Cleveland Browns (3 vitórias e 13 derrotas) - Eliminado

AFC Sul
1º Houston Texans (9 vitórias e 7 derrotas) - Classificado para os playoffs
2º Indianapolis Colts (8 vitórias e 8 derrotas) - Eiminado
3º Jacksonville Jaguars (5 vitórias e 11 derrotas) - Eliminado
4º Tennessee Titans (3 vitórias e 13 derrotas) - Eliminado

AFC Oeste
1º Denver Broncos (12 vitórias e 4 derrotas) - Classificados para os playoffs 
2º Kansas City Chiefs (11 vitórias e 5 derrotas) - Classificado para os playoffs
3º Oakland Raiders (7 vitórias e 9 derrotas) - Eliminado
4º San Diego Chargers (4 vitórias e 12 derrotas) - Eliminado


Playoffs da AFC
(Folgam Denver Broncos e New England Patriots)​


Cincinatti Bengals x Pittsburgh Steelers
Houston Texans x Kansas City Cheifs  

NFC

NFC Leste

1º Washington Redskins (9 vitórias e 7 derrotas) - Classificado para os playoffs
2º Philadelphia Eagles (7 vitórias e 9 derrotas) - Eliminado
3º New York Giants (6 vitórias e 10 derrotas) - Eliminado
4º Dallas Cowboys (4 vitórias e 12 derrotas) - Eliminado

NFC Norte
1º Green Bay Packers (10 vitórias e 5 derrotas) - Classificado para os playoffs
2º Minnesota Vikings (10 vitórias e 5 derrotas) - Classificado para os playoffs
3º Detroit Lions (7 vitórias e 9 derrotas) - Eliminado
4º Chicago Bears (6 vitórias e 10 derrotas) - Eliminado

NFC Sul
1º Carolina Panthers (15 vitórias e 1 derrota) - Classificado para os playoffs
2º Atlanta Falcons (8 vitórias e 8 derrotas) - Eliminado
3º New Orleans Saints (7 vitórias e 9 derrotas) - Eliminado
4º Tampa Bay Buccaneers (6 vitórias e 10 derrotas) - Eliminado

NFC Oeste
1º Arizona Cardinals (13 vitórias e 3 derrotas) - Classificado para os playoffs
2º Seattle Seahawks (10 vitórias e 6 derrotas) - Classificado para os playoffs
3º Saint Louis Rams (7 vitórias e 9 derrotas) - Eliminado
4º San Francisco 49ers (4 vitórias e 12 derrotas) - Eliminado