Mais Esportes

Clubes

Nacionais

escudo do atlético mineiroescudo do botafogoescudo do corinthiansescudo do cruzeiroescudo do flamengoescudo do fluminenseescudo do gremioescudo do internacionalescudo do palmeirasescudo do santosescudo do sao pauloescudo do vasco
logo whatsapplogo instagramlogo facebooklogo twitterlogo youtubelogo tiktok

Na briga pela taça, Medina, Filipe e Italo avançam na etapa de Pipeline

Destaque da abertura do evento que decidirá o campeão mundial foi Gabriel, que totalizou 17,30 pontos e se classificou em primeiro, assim como Toledo. Líder, Ferreira passou em 2º

Medina foi o destaque do primeiro dia de disputas no Havaí (Foto: WSL / Poullenot)
Escrito por

Gabriel Medina, Filipe Toledo e Italo Ferreira, brasileiros que brigam pelo título do Circuito Mundial (WCT), começaram a etapa de Pipeline, no Havaí, a última da temporada, em alto nível. Os três confirmaram nesta terça-feira a classificação direta para o terceiro round.

Gabriel, vice-líder do ranking, e Filipe, quarto colocado, passaram em primeiro lugar nas suas baterias. Líder da corrida, Ítalo Ferreira avançou em segundo.

Bicampeão mundial, em 2014 e 2018, Medina foi o destaque do Brasil na abertura do torneio. Ele somou 17,30 de 20 pontos possíveis e deixou para trás o catarinense Willian Cardoso, segundo, com 7,56, e o havaiano Imaikalani deVault (6,10).

- Foi uma bateria boa, estou muito feliz com a minha performance. Eu quero pensar bateria a bateria. Estou muito feliz por estar aqui de novo brigando por mais um título, o meu terceiro título. É só manter o foco e surfar onda por onda - disse o surfista.

Filipe, por sua vez, somou 11,93 e venceu o compatriota Deivid Silva, segundo colocado, com 5,10, e o neozelandês Ricardo Christie, que fez apenas 2,77.

- Hoje está sendo um daqueles dias que, quando você acorda, tudo está acontecendo como deve acontecer. Tudo muito leve e natural. Estou 100% fisicamente e confiante. Meu filho estava doente na última semana, mas eu consegui manter o foco e estou feliz que venci a minha bateria do primeiro round - comentou Toledo.

Já Italo perdeu a liderança que chegou a deter na bateria 6 para o havaiano Billy Kemper, que surpreendeu com um belo tubo de 9,40 pontos e totalizou 15,63. O brasileiro terminou com 10,67 e também avançou. Michael Rodrigues ficou em terceiro e foi para a repescagem, com 5,60.

Terceiro colocado no ranking e ainda na briga pela taça, o sul-africano Jordy Smith se classificou em segundo lugar, em disputa vencida pelo brasileiro Peterson Crisanto. O americano Kolohe Andino (5º), com chances remotas de ser campeão, foi o vencedor da bateria 2.

ENTENDA OS CENÁRIOS POSSÍVEIS PARA DEFINIÇÃO DO TÍTULO

* Se o Ítalo vencer em Pipeline, será campeão mundial
* Se o Ítalo ficar em 2º, Gabriel ou Filipe têm que vencer a etapa para levar o título mundial
* Se o Ítalo ficar em 3º , Gabriel precisa ficar em 2º; ou Filipe ou Jordy têm que vencer para ser campeão mundial
* Se o Ítalo ficar em 5º, Gabriel precisa ficar em 3º; ou Filipe em 2º; ou Jordy em 1º para ser campeão mundial
* Se o Ítalo ficar em 9º, Gabriel precisa ficar em 5º; ou Filipe em 3º; ou Jordy em 2º; ou Kolohe em 1º para ser campeão mundial
* Se o Ítalo ficar em 17º ou 33º, Gabriel ou Filipe vão precisar terminar em 9º; ou Jordy em 5º; ou Kolohe em 2º para ser campeão mundial