Mais Esportes

Clubes

Nacionais

escudo do atlético mineiroescudo do botafogoescudo do corinthiansescudo do cruzeiroescudo do flamengoescudo do fluminenseescudo do gremioescudo do internacionalescudo do palmeirasescudo do santosescudo do sao pauloescudo do vasco
logo whatsapplogo instagramlogo facebooklogo twitterlogo youtubelogo tiktok

Brasileiras e ex-campeã mundial vão à semifinal do Oi STU Open de skate

Competição recomeça besta quinta-feira com disputas do masculino

Ariadne Souza é uma das brasileiras classificadas (Foto: Divulgação/Oi STU Open)
Escrito por

A etapa classificatória do Oi Stu Open, maior evento de skate e cultura urbana da América Latina, começou nesta quarta-feira, na Praça Duó, na Barra da Tijuca (RJ). Ao todo, 33 atletas do park feminino e 35 do street feminino - incluindo as ex-campeãs mundiais Julia Brueckler (Áustria) e Lacey Baker (EUA) - fizeram sua estreia no torneio em busca de vagas nas semifinais.

No street, a holandesa Roos Zwetsloot (35.34), a americana Samarria Brevard (32.21) e a belga Lore Bruggeman (30.21) garantiram as maiores pontuações do dia. Entre as 19 classificadas da modalidade estão também as brasileiras Isabelle Menezes, Rafaela Murbach, Giovana Dias e Ariadne Souza, além da austríaca Julia Brueckler, campeã mundial em 2016.

- Foi uma bateria muito boa. Eu fiquei feliz com a volta que eu dei. Gostei muito da pista. É difícil iniciar o trajeto, mas quando você consegue é bem legal de andar - analisou Roos, que também comentou sobre a cidade e a melhora do tempo.

- Eu estou adorando o Rio. A cidade é maravilhosa e a praia é bem maneira. Estou feliz que a chuva parou e a gente pode andar legal hoje.

Rafaela Murbach também falou sobre sua classificação:

- Achei a pista muito massa. Tem todos os obstáculos: corrimão, escada, quarter, tudo perfeito. Eu consegui fazer uma primeira volta boa, a segunda foi mais ou menos porque eu torci o pé no aquecimento, mas correu tudo bem. Estou bem animada com este evento porque é meu primeiro mundial. Senti uma vibe boa, gostei muito de ter participado.

Já no park, a americana Jordyn Barratt foi quem ficou com a maior nota da prova: 40.17, seguida pela australiana Taniah Meyers (38.17) e pela também americana Brighton Zeuner (37.80). Entre as brasileiras, Victória Bassi, Erica Leguizamon, Camila Borges e Bia Sodré carimbaram o passaporte para a semifinal.

- Acho que a pista tá bem legal, o que valoriza o talento de todos os skatistas. Todo mundo mandou muito bem mesmo com a chuva e sem treinos. Foi incrível. Eu estou muito feliz que me classifiquei e vou me divertir competindo com as outras meninas - celebrou Brighton.

Melhor colocada entre as brasileiras, a jovem Victória Bassi, de 12 anos, se mostrou bastante empolgada com sua performance e com o evento:

- Eu fiquei super feliz de acertar minhas duas voltas. Para mim, ter passado foi um alívio. O que mais importa é estar aqui me divertindo com as meninas e fazendo o que eu amo. A pista tá irada, amei muito. O evento tá enorme, na final então vai estar lotada.

As meninas encontram as skatistas pré-classificadas (de acordo com o ranking olímpico) na fase semifinal, prevista para a sexta-feira, dia 15. Entre as brasileiras já pré-classificadas estão: Pamela Rosa, Rayssa Leal, Virginia Fortes, Gabriela Mazzetto e Isabelly Ávila (street) e Dora Varella, Isadora Pacheco e Yndiara Asp (park).

A disputa conta com a presença dos principais atletas do mundo nas modalidades park e street e vale importantes pontos na corrida pela vaga olímpica.

Depois da classificatória feminina, foi a vez dos atletas do masculino treinarem.

O cronograma de competição segue na quinta-feira, com as classificatórias masculinas, com a presença dos brasileiros Héricles Fagundes, Pedro Carvalho, Matheus Mello, Italo Penarrubia, Luigi Cini, Augusto Akio, Vi Kakinho, Hugo Montezuma, Micael dos Passos e Felipe Foguinho (no park) e Felipe Gustavo, Ivan Monteiro, Lucas Rabelo, Luan Oliveira e Marcelo Batista, João Lucas Alves, Gabryel Aguilar, Elton Melonio, Lucas Xaparral e Paulo Galera (street).

A competição tem transmissão ao vivo do STU Channel no YouTube.