Mais Esportes

Clubes

Nacionais

escudo do atlético mineiroescudo do botafogoescudo do corinthiansescudo do cruzeiroescudo do flamengoescudo do fluminenseescudo do gremioescudo do internacionalescudo do palmeirasescudo do santosescudo do sao pauloescudo do vasco
logo whatsapplogo instagramlogo facebooklogo twitterlogo youtubelogo tiktok

Brasil perde para os Estados Unidos e se despede do Mundial de basquete

Atuais bicampeões, americanos dominaram o segundo tempo e venceram por 89 a 73

Brasil terá que disputar o Pré-Olímpico em junho de 2020 (Foto: FIBA)
Escrito por

O Brasil lutou até o fim, mas foi derrotado pelos Estados Unidos por 89 a 73, na manhã desta segunda-feira, em Shenzhen, na China, e está fora da Copa do Mundo FIBA 2019. A Seleção Brasileira fez um jogo duro, mas os americanos deslancharam no segundo tempo e garantiram a classificação às quartas de final do Mundial. Além da eliminação, a seleção também ficou sem a vaga olímpica e terá que disputar o Pré-Olímpico em junho de 2020.

- O mais importante é que lutamos os 40 minutos. Brigamos até o fim. Os Estados Unidos é sempre Estados Unidos. É um time muito difícil e atlético. Conseguimos segurar um certo tempo. É dar continuidade no trabalho. A nova geração está subindo e aprendendo. Para os experientes, sabemos o que tem que fazer - disse o ala-armador Leandrinho após a partida.


Com a vitória sobre o Brasil, os Estados Unidos garantiram a classificação às quartas de final do Mundial e a vaga para os Jogos Olímpicos de Tóquio, em 2020. Com isso, os dois melhores das Américas estão definidos. Além dos atuais tricampeões olímpicos, a Argentina (que está invicta com cinco vitórias em cinco jogos) também está confirmada.

Benite lidera o Brasil em primeiro tempo equilibrado
Antes da partida, Aleksandar Petrovic prometeu que mandaria à quadra uma equipe mais física. O Brasil começou com Marcelinho Huertas, Didi Louzada, Alex Garcia, Bruno Caboclo e Anderson Varejão, e deu trabalho aos Estados Unidos com um jogo mais físico.

Atual bicampeão mundial, os Estados Unidos venceram o primeiro quarto pela parcial de 21 a 18. O armador Kemba Walker desequilibrou individualmente, enquanto o pivô Myles Turner levava vantagem sobre a marcação brasileira perto da cesta.

No início do segundo quarto, o técnico Aleksandar Petrovic foi ejetado após receber a segunda falta técnica. O Brasil, porém, conseguiu se manter vivo na partida e cresceu ofensivamente após a entrada do ala Vitor Benite, que fez 15 pontos em 11 minutos. Os americanos, no entanto, venceram o período pela parcial de 22 a 21, e foram para o intervalo vencendo por 43 a 39.

Estados Unidos dominam o segundo tempo e Brasil cai no Mundial
Na volta do intervalo, o Brasil não conseguiu reverter o quadro. O time abusou dos erros no ataque e a defesa não encaixou. Os americanos aproveitaram e abriram 11 pontos de vantagem após bola de três pontos de Marcus Smart na última bola do terceiro período. 

O Brasil sentiu o cansaço no último quarto e perdeu a concentração. Logo nos primeiros dois minutos, os americanos aumentaram a vantagem para 15. A diferença chegou aos 21 pontos após bola de três pontos de Kemba Walker com quatro minutos de jogo. Com a partida controlada, os atuais bicampeões administraram o resultado até o fim e venceram por 89 a 73.

Destaques do Brasil:
​Vitor Benite: 21 pontos
Leandrinho: 14 pontos
Anderson Varejão: 14 pontos e 8 rebotes

Destaques dos Estados Unidos:
Kemba Walker: 16 pontos e 5 assistências 
Myles Turner: 16 pontos e 8 rebotes
Jaylen Brown: 11 pontos