Mais Esportes

Clubes

Nacionais

escudo do atlético mineiroescudo do botafogoescudo do corinthiansescudo do cruzeiroescudo do flamengoescudo do fluminenseescudo do gremioescudo do internacionalescudo do palmeirasescudo do santosescudo do sao pauloescudo do vasco
logo whatsapplogo instagramlogo facebooklogo twitterlogo youtubelogo tiktok

Brasil disputa qualificatório por vagas olímpicas no taekwondo

Talisca Reis (até 49kg), Milena Titoneli (até 67kg), Edival Pontes, o Netinho (até 68kg) e Ícaro Miguel (até 80kg) são as apostas do país. Competição distribuirá 16 vagas em Tóquio-2020

Netinho, Talisca, Ícaro e Milena tentarão garantir suas vagas em Tóquio-2020 (Foto: Divulgação/CBTKd)
Escrito por

O taekwondo brasileiro buscará entre esta quarta e quinta-feira a classificação para os Jogos Olímpicos de Tóquio-2020 no qualificatório das Américas, em Heredia, na Costa Rica. O torneio distribui 16 vagas, aos finalistas das quatro categorias masculinas e quatro femininas.

O Brasil terá quatro nomes na competição, que será a única chance de o país se garantir no evento, uma vez que, pelo ranking, os atletas não conseguiram nenhuma vaga: Talisca Reis (até 49kg), Milena Titoneli (até 67kg), Edival Pontes, o Netinho (até 68kg) e Ícaro Miguel (até 80kg). Se todos eles obtiverem suas vagas, o país igualará sua melhor delegação na história dos Jogos.

Em 2019, os brasileiros tiveram um ano de destaque na modalidade. Milena faturou o ouro no Pan de Lima e o bronze no Mundial. Netinho levou o ouro no Peru, enquanto Talisca ficou com a prata na ocasião. Ícaro garantiu a prata tanto no Pan quanto no Mundial.

O taekwondo garantiu uma das medalhas do Brasil nos Jogos Rio-2016, com o bronze de Maicon Andrade (87kg). O atleta, no entanto, ficou fora da delegação do Pré-Olímpico e não poderá lutar em Tóquio.

A Confederação Brasileira de Taekwondo (CBTKd) só poderia levar quatro atletas ao torneio continental e o mineiro, embora tivesse a mesma colocação no ranking que outros escolhidos, não se enquadrou em outros critérios estabelecidos, de acordo com a entidade. Foram levados em conta, por exemplo, o nível dos torneios, o ranking e a quantidade de participantes.