Mais Esportes

Clubes

Nacionais

escudo do atlético mineiroescudo do botafogoescudo do corinthiansescudo do cruzeiroescudo do flamengoescudo do fluminenseescudo do gremioescudo do internacionalescudo do palmeirasescudo do santosescudo do sao pauloescudo do vasco
logo whatsapplogo instagramlogo facebooklogo twitterlogo youtubelogo tiktok

Brasil conquista as três vagas para a Copa do Mundo de Xadrez de 2023

Enxadristas brasileiros dominam a competição e conquistam as três vagas, sendo duas no Absoluto e uma no Feminino para a competição mais importante da modalidade

Evandro Barbosa (esq.) e Alexandr Fier (centro) estão na Copa; Everaldo Matsuura (dir.) fecha pódio (CBX/Divulgação)
Escrito por

Depois de uma maratona de sete dias de disputas entre Brasil, Bolívia, Equador e Peru, foram conhecidos no último domingo, em Natal, os vencedores do Zonal 2.4 FIDE - CBX 2022. Os enxadristas brasileiros dominaram a competição e conquistaram as três vagas, sendo duas no Absoluto e uma no Feminino, para a Copa do Mundo de 2023. O local da competição ainda será definido pela Federação Internacional de Xadrez.

+ Confira os valores da premiação da Copa do Brasil 2022

As duas vagas do Absuluto foram conquistadas pelo Grande Mestre (GM) Alexandr Fier, número 2 do Brasil, que confirmou o seu favoritismo e conquistou o título de campeão, e pelo GM Evandro Barbosa, vice-campeão e segundo classificado.

No feminino, a Mestre Internacional (WIM) Kathie Librelato sagrou-se campeã e, consequentemente, a representante do brasileira no mundial.

Classificado para sua sétima Copa do Mundo, o catarinense Fier venceu cinco e empatou quatro das nove rodadas, e considerou a seletiva difícil.

- Foi um torneio muito difícil, muito lutado, com emoção até a última rodada, mas tive um desempenho sólido, alguns empates, mas nas horas decisivas consegui fazer os pontos que precisava - comentou.

Já o mineiro Evandro Barbosa vai para a sua primeira Copa do Mundo e disse que Natal costuma dar sorte na sua carreira

- Foi um torneio com bastante emoção, não comecei bem, mas consegui me recuperar e no final deu tudo certo, e Natal é uma cidade que traz bastante sorte, virei Grande Mestre aqui e agora com essa classificação para minha primeira Copa do Mundo - revelou.

Depois de onze rodadas, numa disputa acirrada com Juliana Terao, Kathie Librelato conseguiu a vaga e prometeu treinar forte para chegar bem preparada na sua primeira Copa do Mundo.

- O evento em Natal foi muito bacana, é sempre um prazer estar em competições tão importantes e espero representar bem o Brasil na Copa do Mundo, é um dos maiores eventos a nível mundial e quero treinar muito para chegar bem lá em 2023 - falou.

O pódio Feminino contou com a FM Juliana Terao em segundo lugar e a WFM Jessica Molina, da Bolívia, em terceiro.