Mais Esportes

Clubes

Nacionais

escudo do atlético mineiroescudo do botafogoescudo do corinthiansescudo do cruzeiroescudo do flamengoescudo do fluminenseescudo do gremioescudo do internacionalescudo do palmeirasescudo do santosescudo do sao pauloescudo do vasco
logo whatsapplogo instagramlogo facebooklogo twitterlogo youtubelogo tiktok

Basquete carioca tem duas equipes em semi nacional depois de 18 anos

Flamengo e Botafogo farão, nesta sexta-feira, uma das semifinais do NBB; última vez que dois clubes cariocas estiveram nesta fase foi no Campeonato Brasileiro de 2001

Botafogo e Flamengo farão uma das semifinais do NBB (Foto: Marcelo Cortes / Flamengo)
Escrito por

Depois de 18 anos, o basquete carioca volta a ficar em evidência no cenário brasileiro. Nesta sexta-feira, Botafogo e Flamengo vão fazer, no Ginásio Oscar Zelaya, às 21h10, uma das semifinais do Novo Basquete Brasil (NBB). É a primeira desde este período que o Rio de Janeiro possui dois representantes entre os quatro melhores times de uma competição nacional.

Na ocasião, Botafogo e Vasco estiveram, ao lado de Ribeirão Preto e Franca, nas semifinais do Campeonato Brasileiro de 2001. No decorrer da competição, o Alvinegro foi eliminado pela equipe de Ribeirão, que venceu a série por 3 a 2, e o Cruz-Maltino venceu o time da 'capital do basquete' por 3 a 1. Ao fim, o clube de São Januário levantou o troféu, vencendo a final por 3 a 0. 

Desde então, porém, o basquete carioca passou por um período de ostracismo. O Botafogo deixou de participar dos campeonatos adultos nacionais em 2001, e o Vasco em 2003. Durante este caminho, outras equipes, como Fluminense, Tijuca e Campos, apareceram e, apesar de algumas campanhas de destaque, também não tiveram um projeto longínquo. Apenas o Flamengo conseguiu se manter e, com planos estratégicos e financeiros definidos, é o maior campeão da história do NBB.

Aos poucos, o basquete carioca volta a se reestruturar e aparecer no topo do cenário nacional. Ao LANCE!, Gustavo De Conti, treinador do Flamengo, se diz feliz pela situação vivida na atual temporada do NBB, mas liga o alerta para que o desempenho na categoria adulta deve continuar sendo feito na base, para incentivar o esporte para as camadas mais jovens da sociedade. 

- É muito bom ver duas equipes cariocas novamente em uma semifinal de Campeonato Nacional. Demonstra evolução e incentivo, porém, devemos olhar muito para as categorias de base do Rio de Janeiro. Tentar melhorar as condições e aumentar a quantidade de crianças e jovens jogando basquete por aqui. Esse fato de duas equipes nas semifinais pode motivar e potencializar as crianças e jovens a praticar o basquete - afirmou.

Léo Figueiró, que esteve na semifinal de 2001 como jogador do Botafogo, agora encara esta fase como comandante do Alvinegro. O treinador analisou, ao LANCE!, o momento vivido pelo basquete carioca e afirmou que espera outros clubes vivendo níveis de protagonismo no futuro.

- Eu acho magnífico. Que isso sirva de inspiração para o Vasco continuar, para o Fluminense vir para o basquete e aí sim resgatar a época áurea do esporte aqui no Rio de Janeiro. Tínhamos clássicos no Maracanãzinho e os times cariocas estavam sempre entre os oito melhores do Campeonato Brasileiro - comentou.