Mais Esportes

Clubes

Nacionais

escudo do atlético mineiroescudo do botafogoescudo do corinthiansescudo do cruzeiroescudo do flamengoescudo do fluminenseescudo do gremioescudo do internacionalescudo do palmeirasescudo do santosescudo do sao pauloescudo do vasco
logo whatsapplogo instagramlogo facebooklogo twitterlogo youtubelogo tiktok

Arthur Zanetti mira pódio no Mundial em disputa com velho rival

Brasileiro participará de final das argolas na manhã desta sexta-feira com rival Petrounias na decisão; se figurar no pódio, Zanetti levará para casa sua quarta medalha em Mundiais

Arthur Zanetti pode levar quarta medalha nas argolas do Mundial de Ginástica Artística (Foto: Ricardo Bufolin/CBG)
Escrito por

Nesta sexta-feira, em Doha, os olhos do público estarão virados às argolas. O motivo? Arthur Zanetti estará disputando a final da categoria no Mundial de Ginástica Artística no Qatar, a partir das 10h (horário de Brasília). Campeão olímpico em 2012, o brasileiro mira sua quarta medalha em Mundiais com direito a briga contra um velho conhecido.

Zanetti ficou em segundo na qualificatória para a decisão, com 15.033, mostrando que a lesão no bíceps direito já ficou para trás. Se quiser figurar no pódio, o brasileiro terá que superar o rival Eleftherios Petrounias, primeiro na qualificatória com 15.266. O grego é favorito ao ouro e atual bicampeão da prova no Mundial.

Arthur Zanetti pode levar quarta medalha nas argolas em Mundiais

O brasileiro não é estranho às medalhas nas argolas. No Mundial de 2013, na Atuérpia, o ginasta tupiniquim conquistou o ouro. Já nas edições de Nanning 2014 e Tóquio 2011, Zanetti ficou com a prata. 

O retrospecto em Olimpíadas também é de peso: Arthur Zanetti levou o ouro nas argolas nos Jogos Londres-2012. No Rio-2016, o natural de São Caetano do Sul ficou com a prata; Eleftherios Petrounias, que também disputará a final em Doha, figurou no topo do pódio olímpico.

Zanetti se recuperou de lesão no bíceps (Foto: Ricardo Bufolin/CBG)

Lesões marcam trajetórias de candidatos ao pódio
Arthur Zanetti saiu do Brasileiro de ginástica em alta, tendo sido o único ginasta a conquistar dois ouros nas finais por aparelhos. Todavia, no fim de agosto, o brasileiro sofreu uma lesão no bíceps direito - o que o forçou a correr contra o tempo para recuperar-se para o Mundial.

Já Petrounias teve que lidar com uma ruptura no tendão no ombro esquerdo. O grego chegou a desistir da disputa do Mundial, mas voltou atrás e está competindo com dores. Sua cirurgia está marcada para o dia 5 de novembro, apenas três dias após a final em Doha.

Retrospecto recente do brasileiro
No último Mundial de Ginástica Artística, realizado em 2017, em Montreal, Arthur Zanetti ficou com a sétima colocação nas argolas. Em 2015, ele sequer avançou à decisão.

Eleftherios Petrounias foi campeão na Rio-2016, enquanto Zanetti ficou com a prata (Foto: Divulgação/CBG)

Quem são os concorrentes?
Oito ginastas subirão às argolas para brigar pelo ouro em Doha. Além de Zanetti, vale ficar de olho em Eleftherios Petrounias, campeão olímpico na Rio-2016 e bicampeão mundial nas argolas. Confira a lista completa da final abaixo, conforme os resultados da qualificatória:

- Eleftherios Petrounias (GRE) - 15.266
- Arthur Zanetti (BRA) - 15.033
- Artur Tovmasyan (ARM) - 14.866
- Igor Radivilov (UCR) - 14.733
- Vahagn Davtyan (ARM) - 14.666
- Marco Lodadio (ITA) - 14.666
- Nikita Simonov (AZE) - 14.633
- Nikita Nagornyy (RUS) - 14.63333