Mais Esportes

Clubes

Nacionais

escudo do atlético mineiroescudo do botafogoescudo do corinthiansescudo do cruzeiroescudo do flamengoescudo do fluminenseescudo do gremioescudo do internacionalescudo do palmeirasescudo do santosescudo do sao pauloescudo do vasco
logo whatsapplogo instagramlogo facebooklogo twitterlogo youtubelogo tiktok

Após longa espera, prefeitura anuncia obras para transformar arena olímpica da Rio-2016 em escolas

Arena do Futuro foi utilizada pela última vez nos Jogos Paralímpicos de 2016

As quatro novas escolas terão capacidade para 245 alunos, cada uma (Foto: Beth Santos/Prefeitura do Rio)
Escrito por

Cinco anos e meio após ser utilizada pela última vez, a Arena do Futuro será enfim desmontada para se transformar em escolas, conforme o plano original da instalação que recebeu as disputas do handebol durante os Jogos Olímpicos Rio-2016. A prefeitura do Rio de Janeiro anunciou nesta terça-feira o início das obras no local.

O prefeito Eduardo Paes, o secretário de Infraestrutura, Jorge Arraes, e o presidente da Rio-Urbe, Rafael Salgueiro, estiveram nesta terça-feira no Parque Olímpico para marcar o início dos trabalhos.

Nesta primeira etapa, acontece a retirada dos materiais que vão permitir a construção de quatro novas escolas, com dez salas de aula e capacidade para 245 alunos, cada uma.

O valor estimado para a desmontagem da Arena do Futuro e do Centro Olímpico de Esportes Aquáticos para a construção das escolas é de R$ 78 milhões.

– Todas essas estruturas olímpicas já foram concebidas com essa facilidade de desmontagem e para que parte do material, não todo, pudesse ser aproveitado para a construção de escolas públicas. Todas na Zona Oeste. Serão escolas novas. É o primeiro passo para executar o nosso Plano de Legado Olímpico, que ficou largado nos últimos anos – afirmou o prefeito do Rio.

As escolas serão erguidas em Santa Cruz, Campo Grande, Bangu e Rio das Pedras. De acordo com o planejamento inicial, todo o processo levará 18 meses, desde a desmontagem da arena até a construção das escolas com materiais remanescentes.

– Os principais materiais a serem aproveitados são a fachada, as instalações elétricas, hidráulicas, sanitárias e as divisórias, que serão usadas para as salas de aulas. Vamos utilizar também os equipamentos que ficaram no local, como elevadores, tubulação e ar-condicionado – explicou o secretário de Infraestrutura, Jorge Arraes.

Os secretários municipais de Educação, Renan Ferreirinha, e de Esportes, Guilherme Schleder, também participaram da cerimônia. Responsável pelo ensino municipal, Ferreirinha destacou a sua importância para a rede.

– É importante deixar claro que tratamos tudo com planejamento pedagógico. As famílias e os alunos foram muitos envolvidos desde o ano passado. E eles estão animados. Para a educação, é um grande legado – frisou Ferreirinha.

Outro compromisso de legado dos Jogos Rio-2016, a transformação da Arena Carioca 3 do Parque Olímpico em um Ginásio Experimental Olímpico (GEO) foi confirmado pelo secretário de Esportes. Serão erguidas 24 salas de aula na instalação que recebeu as competições de taekwondo e esgrima, além do judô paralímpico.

– A Arena 3, que é a administrada pela Prefeitura, atualmente atende mais de duas mil pessoas em diversas modalidades esportivas, como ginástica, musculação e vôlei. Estamos em pleno funcionamento para a prática esportiva e a realização de eventos. Com a transformação em escola, todas as atividades que hoje acontecem na Arena 3 passarão a ser realizadas no Velódromo – disse o secretário de Esportes.

Com capacidade para 12 mil pessoas, a Arena do Futuro recebeu durante a Rio-2016 as partidas de handebol e golbol.